Uma avaliação do desempenho das trading companies brasileiras no período 1974-78

Conteúdo do artigo principal

Angela Schmidt

Resumo

Embora o termo trading companies esteja intimamente associado às grandes empresas comerciais japonesas, já no século XVII o comércio entre países europeus, asiáticos e africanos vinha sendo liderado por empresas comerciais de grande porte. As mais famosas dentre essas foram as diversas companhias das Índias Orientais. Essas companhias foram o resultado da necessidade, sentida pelas grandes potências comerciais da época, de desenvolver o comércio com outras regiões, descobertas nos séculos XV e XVI, que haviam levado a uma notável ampliação dos horizontes geográficos do mundo conhecido. A criação dessas grandes empresas foi, portanto, a solução encontrada para as necessidades de capital e de organização, com vistas a explorar os novos mercados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Schmidt, A. (1982). Uma avaliação do desempenho das trading companies brasileiras no período 1974-78. Revista De Administração Pública, 16(2), 70 a 90. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/rap/article/view/11446
Seção
Artigos