Pesquisa intercultural e interdisciplinar em gestão internacional: investigações em marketing internacional e gestão ambiental
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Resumo
As complexidades emergentes associadas à gestão internacional e à globalização vêm demandando o desenvolvimento de pesquisas interdisciplinares e interculturais em diversas áreas de ciências sociais e a constituição de um novo tipo de cultura de pesquisa nas instituições. Este artigo descreve duas investigações focadas em questões culturais, ambas no âmbito de gestão internacional, realizadas por dois pesquisadores brasileiros em universidades inglesas: ele, na área de marketing internacional, em uma escola de administração; ela, na área de gestão ambiental, em um departamento de relações internacionais. Os autores revelam descobertas surpreendentes sobre gestão internacional no Brasil e na Inglaterra e descrevem obstáculos dentro da academia inglesa e soluções desenvolvidas para a legitimação de tais descobertas. A universidade inglesa é descrita, então, como um tipo de instituição total (Goffman, 1961), cujos mecanismos disciplinares e culturais bloqueiam interdisciplinaridade e relevância em pesquisa intercultural. Ao final são sugeridas linhas de ação para o desenvolvimento de pesquisa e educação intercultural e internacional no Brasil.
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Como Citar
Faria, A., & Guedes, A. L. (2002). Pesquisa intercultural e interdisciplinar em gestão internacional: investigações em marketing internacional e gestão ambiental. Revista De Administração Pública, 36(5), 747 a 776. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/rap/article/view/6462
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Artigos
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