Mudança ambiental e posicionamento estratégico em organizações: análise de três instituições de ensinosuperior
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Resumo
Este artigo busca verificar a relação entre os esquemas interpretativos e o posicionamento estratégico da Universidade Alfa, da Universidade Presbiteriana Mackenzie e do Centro Universitário Adventista — instituições situadas na Grande São Paulo — em face das mudanças na política educacional brasileira, no período 1990-2000. O posicionamento estratégico foi avaliado
a partir dos seguintes componentes: estratégias de recursos, de produtos/serviços e de mercado. Os esquemas interpretativos foram identificados com base nas crenças e valores compartilhados pelos dirigentes de nível estratégico das organizações em exame. A análise comparativa das três instituições permite afirmar que os esquemas interpretativos atuaram como fator mediador, influenciando a maneira como esses dirigentes percebem as mudanças ambientais, o que justifica as diferenças encontradas no posicionamento estratégico dessas instituições, diante das mesmas pressões contextuais.
a partir dos seguintes componentes: estratégias de recursos, de produtos/serviços e de mercado. Os esquemas interpretativos foram identificados com base nas crenças e valores compartilhados pelos dirigentes de nível estratégico das organizações em exame. A análise comparativa das três instituições permite afirmar que os esquemas interpretativos atuaram como fator mediador, influenciando a maneira como esses dirigentes percebem as mudanças ambientais, o que justifica as diferenças encontradas no posicionamento estratégico dessas instituições, diante das mesmas pressões contextuais.
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Como Citar
Filho, J. C. de A., & Machado-da-Silva, C. L. (2003). Mudança ambiental e posicionamento estratégico em organizações: análise de três instituições de ensinosuperior. Revista De Administração Pública, 37(1), 51 a 74. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/rap/article/view/6476
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Seção
Artigos
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