A educação ambiental e a gestão ambiental em cursos de graduação em administração: objetivos, desafios e propostas

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José Carlos Barbieri

Resumo

Este artigo trata de questões problemáticas relacionadas com a implementação da educação ambiental (EA) em cursos de graduação em administração, conforme estabelece a legislação brasileira. Inicialmente, o artigo discute a evolução da EA associada aos conceitos de desenvolvimento sustentável e apresenta seus principais objetivos, princípios e orientações metodológicas adotados pela legislação brasileira sobre EA. Em seguida comenta as principais questões tratadas pela legislação com respeito aos cursos universitários. Por fim, apresenta alguns dos principais problemas que dificultam a EA nos cursos de administração, como o antropocentrismo que caracteriza a teoria e a prática administrativa de um modo geral e, em especial, da administração empresarial. Entre os outros desafios discutidos para implementar a EA nesses cursos estão as dificuldades para implementar uma abordagem multi, inter e transdisciplinar e a presença de uma disciplina denominada gestão ambiental, que não pode ser confundida com EA nem substituí-la. O texto defende a idéia de que essa disciplina é necessária e deve permanecer enquanto as questões ambientais não estiverem adequadamente tratadas pelas demais disciplinas.

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Como Citar
Barbieri, J. C. (2004). A educação ambiental e a gestão ambiental em cursos de graduação em administração: objetivos, desafios e propostas. Revista De Administração Pública, 38(6), 919 a 946. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/rap/article/view/6766
Seção
Artigos