Projetos sociais de empresas no Brasil: arcabouço conceitual para pesquisas empíricas e análises gerenciais

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Renata Buarque Goulart Coutinho
Teresia Diana L. v. A. de Macedo-Soares
José Roberto Gomes da Silva

Resumo

Este artigo apresenta o arcabouço conceitual desenvolvido como parte de uma pesquisa com vistas à investigação dos modelos de gestão adotados por empresas no Brasil, na condução de seus projetos sociais, sua adequação às características dos projetos e as implicações para sua efetividade e sustenta bilidade. Foi feita uma extensa revisão da literatura, a fim de identificar con- ceitos e construtos que pudessem apoiar a construção do arcabouço. Foi identificada também a interação de diversos fatores que podem trazer impli- cações para a efetividade dos projetos e para a sustentabilidade. A partir das recomendações de Kerlinger (1973) para operacionalização de conceitos, foram definidos os principais construtos adotados na pesquisa, posterior- mente desmembrados em dimensões, às quais, por sua vez, foram atribuí- dos indicadores. E, por fim, foi visto como o arcabouço resultante pode ser utilizado na condução de pesquisas empíricas sobre projetos sociais desen- volvidos por empresas no Brasil e também sua importância para os gestores de projetos, na análise da adequação entre os diversos fatores intervenien- tes, com vistas a uma maior efetividade e sustentabilidade dos resultados.

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Como Citar
Coutinho, R. B. G., Macedo-Soares, T. D. L. v. A. de, & Silva, J. R. G. da. (2006). Projetos sociais de empresas no Brasil: arcabouço conceitual para pesquisas empíricas e análises gerenciais. Revista De Administração Pública, 40(5), 763 a 787. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/rap/article/view/6858
Seção
Artigos