O significado da mudança: as percepções dos funcionários de uma empresa brasileira diante da expectativa de privatização

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José Roberto Gomes da Silva
Sylvia Constant Vergara

Resumo

No contexto de grandes transformações com que se deparam as organizações de hoje, muitas idéias têm sido propostas nos textos sobre gestão de mudan-ças, no sentido de identificar modos de lidar com as dificuldades e as resistên-cias ao processo, oriundas das atitudes dos indivíduos e grupos. A tônica de tais abordagens é, em geral, a da tentativa de descoberta de formas mais efi-cazes de conseguir obter um nível mais elevado de esforço e comprometi-mento dos indivíduos com a mudança. Mas uma questão importante a ser levantada é: como obter um maior nível de comprometimento dos indivíduos e grupos, sem que se tenha uma visão mais clara acerca do significado da mudança para eles? Este artigo apresenta uma pesquisa para melhor compre-ender esse tipo de questão, utilizando metodologia participante, que procura criar um campo fértil para que as idéias sobre a mudança possam ser mais amplamente debatidas pelos indivíduos envolvidos no processo. Ao mesmo tempo, utiliza uma dinâmica interativa que propicia maior manifestação de percepções de cunho afetivo, em paralelo com as opiniões de ordem mais racional. A pesquisa se desenvolve em uma importante empresa estatal brasi-leira do setor elétrico, que passa por um momento de fortes expectativas quanto a um processo de privatização iminente.

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Como Citar
Silva, J. R. G. da, & Vergara, S. C. (2000). O significado da mudança: as percepções dos funcionários de uma empresa brasileira diante da expectativa de privatização. Revista De Administração Pública, 34(1), 79 a 99. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/rap/article/view/6254
Seção
Artigos

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