Transformação individual, ascensão social e êxito profissional

Conteúdo do artigo principal

Paulo Roberto Motta
Valentina Gomes Haensel Schmitt

Resumo

Este artigo teve por objetivo identificar como fatores de aprendizado — social e pedagógico — ocasionaram a transformação individual de jovens originalmente excluídos socialmente. O foco da pesquisa são os egressos de instituições sociais brasileiras de ensino de música clássica em comunidades carentes. Por meio de entrevistas, buscou-se a percepção de egressos, de como construíram suas carreiras a partir de uma origem social de carências e exclusão. Para tanto, foram analisados os primeiros desafios vivenciados, o contraste com o ambiente social e familiar da comunidade carente em relação às instituições sociais de música clássica, o ambiente educacional — didático e pedagógico — e o resultado final da transformação. O artigo sugere uma atenção maior à política pública sobre novas alternativas para inclusão e ascensão social de jovens em comunidades carentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Motta, P. R., & Schmitt, V. G. H. (2017). Transformação individual, ascensão social e êxito profissional. Revista De Administração Pública, 51(3), 451–461. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/rap/article/view/68655
Seção
Fórum: Perspectivas Práticas