Identificação dos fatores relevantes na decisão da alocação dos recursos econômicos visando um trânsito seguro
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Resumo
A municipalização do trânsito no Brasil, a partir do final da década de 1990, transformouo município em um importante agente social no cenário contemporâneoda educação no trânsito. A expansão das receitas dos órgãos executivos de trânsitocoloca em pauta novos desafios de atuação do município, exigindo maior profissionalismona aplicação dos recursos arrecadados, num contexto social que espera queos municípios produzam e transpareçam resultados efetivos de suas ações. Diantedesta realidade, a possibilidade de se identificarem os fatores capazes de traduzir acomplexa problemática de aplicação dos recursos arrecadados dos órgãos executivos de trânsito não é uma tarefa simples. A maioria das iniciativas para isso acabafalhando, principalmente pela multiplicidade de aspectos a serem considerados naabordagem do problema. Muitas vezes são omitidos ou desprezados os aspectos quedeveriam ser contemplados, resultando em simplificações que acabam por produzirestruturas de avaliação incapazes de representar a realidade do processo. O presenteestudo propõe-se a identificar os fatores relevantes na tomada de decisão paraaplicação dos recursos arrecadados com multas de trânsito, a partir das visões dosdiversos especialistas de trânsito e dos gestores de órgãos executivos de trânsito dascapitais brasileiras. A identificação desses fatores foi possível a partir da utilizaçãoda Técnica Delphi, a qual foi realizada através de sete rodadas de entrevistas com12 especialistas e aplicação de um questionário junto aos gestores de 10 das maiorescapitais do pais. O produto final da pesquisa foi a construção da estrutura hierárquicadesses fatores e suas respectivas dimensões.
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Como Citar
Marques, Érico V., & Machado, M. A. (2010). Identificação dos fatores relevantes na decisão da alocação dos recursos econômicos visando um trânsito seguro. Revista De Administração Pública, 44(6), 1379 a 1404. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/rap/article/view/6967
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Artigos
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