Que fatores de satisfação e motivação estão afetando o desenvolvimento da carreira acadêmica em instituições de ensino superior em Portugal?

Conteúdo do artigo principal

Maria de Lourdes Machado-Taylor
Virgílio Meira Soares
José Brites Ferreira
Odília Maria Rocha Gouveia

Resumo

Os docentes ou pessoal acadêmico são um importante grupo constituinte e recursochavedas instituições de ensino superior (IES). A centralidade do papel do docente fazdele um escultor fundamental da cultura institucional, com implicações na qualidadeda instituição e, consequentemente, na prossecução dos objetivos da instituição. Aprocura de docentes no ensino superior tem vindo a aumentar e é expectável quecontinue a crescer. Além disso, o desempenho do pessoal docente (grupo no qual seincluem docentes e investigadores) determina em grande medida a satisfação dosestudantes e tem impacto na sua aprendizagem. Existe um vasto conjunto de fatoresque contribuem para minar o compromisso do pessoal docente com suas instituiçõese carreiras. A satisfação no trabalho é importante na revitalização da motivação dopessoal e em manter vivo seu entusiasmo. Pessoal docente bem motivado pode, como apoio adequado, construir uma reputação nacional e internacional para si e para ainstituição nas áreas profissionais, na investigação e na publicação. Este artigo visaidentificar tópicos com impacto na satisfação profissional e motivação do pessoaldocente das instituições de ensino superior em Portugal, descrevendo um estudoem curso financiado pela União Europeia, através da Fundação para a Ciência e aTecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Machado-Taylor, M. de L., Soares, V. M., Ferreira, J. B., & Gouveia, O. M. R. (2011). Que fatores de satisfação e motivação estão afetando o desenvolvimento da carreira acadêmica em instituições de ensino superior em Portugal?. Revista De Administração Pública, 45(1), 33 a 44. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/rap/article/view/6981
Seção
Artigos