Assegurando adequação estratégica de empresas que competem globalmente em alianças e redes: propondo o Arcabouço Global SNA (Strategic Network Analysis)

Conteúdo do artigo principal

T. Diana L. van Aduard de Macedo-Soares

Resumo

Com vistas a sustentar sua vantagem competitiva no contexto de globalização emudanças crescentes, mais e mais empresas estão competindo globalmente pormeio de alianças e redes que as obrigam de adotar novos paradigmas e ferramentasgerenciais. No entanto, suas análises estratégicas raramente levam em conta asimplicações estratégicas dessas alianças e redes, considerando suas característicasglobais e relacionais, aparentemente, por falta de ferramentas analíticas adequadas.Este artigo contribui para as pesquisas que buscam preencher esta lacuna, ao proporo “Global Strategic Network Analysis — SNA — framework”. O objetivo deste é deauxiliar empresas que competem globalmente em alianças e redes na condução dassuas avaliações estratégicas e tomadas de decisão com vistas a assegurar uma adequaçãoestratégica dinâmica pela perspectiva ao mesmo tempo global e relacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Macedo-Soares, T. D. L. van A. de. (2011). Assegurando adequação estratégica de empresas que competem globalmente em alianças e redes: propondo o Arcabouço Global SNA (Strategic Network Analysis). Revista De Administração Pública, 45(1), 67 a 105. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/rap/article/view/6983
Seção
Artigos