Antecedentes da satisfação no setor público: um estudo de caso na prefeitura de Santa Maria (RS)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Nos últimos 50 anos, os estudos da satisfação no setor público têm sido objeto de análise de diferentesautores, em diversas partes do mundo, mostrando ser um tema contemporâneo e dinâmico. Com baseem uma apreciação das principais publicações nessa área, o presente artigo investigou os antecedentesda satisfação dos funcionários públicos. Na parte teórica/metodológica, avaliaram-se sete construtos(rotinas, especificidade do trabalho, desenvolvimento de recursos humanos, feedback, conflito nas metasorganizacionais, restrições processuais e especificidades das metas organizacionais), através da técnicade modelagem de equações estruturais. Foi realizada uma pesquisa descritiva baseada em estudo decaso, sendo aplicados 258 questionários aos funcionários públicos da prefeitura de Santa Maria. Oartigo fornece um modelo aplicado com os sete fatores e 11 hipóteses que antecedem a satisfação,encontradas em diversas literaturas da área. Com base nos achados empíricos verifica-se que a satisfaçãosofre interferência direta de algumas características do trabalho, como: rotinas, especificidadese recursos humanos. E, por consequência, essas características do trabalho recebem influência diretado contexto do trabalho.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Ladeira, W., Sonza, I., & Berte, R. (2012). Antecedentes da satisfação no setor público: um estudo de caso na prefeitura de Santa Maria (RS). Revista De Administração Pública, 46(1), 71 a 91. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/rap/article/view/7076
Edição
Seção
Artigos
A Revista de Administração Pública (RAP) compromete-se a contribuir com a proteção dos direitos intelectuais do autor. Nesse sentido:
- Adota a licença Creative Commoms BY (CC-BY) em todos os textos que publica, exceto quando houver indicação de específicos detentores dos direitos autorais e patrimoniais;
- Adota software de verificação de similaridade de conteúdo - plagiarismo (Crossref Similarity Check);
- Adota ações de combate ao plagio e má conduta ética, alinhada às diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE).
Mais detalhes do Código de Ética adotado pela RAP podem ser visualizados em Normas Éticas e Código de Conduta.