Antecedentes da satisfação no setor público: um estudo de caso na prefeitura de Santa Maria (RS)

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Wagner Ladeira
Igor Sonza
Roberto Berte

Resumo

Nos últimos 50 anos, os estudos da satisfação no setor público têm sido objeto de análise de diferentesautores, em diversas partes do mundo, mostrando ser um tema contemporâneo e dinâmico. Com baseem uma apreciação das principais publicações nessa área, o presente artigo investigou os antecedentesda satisfação dos funcionários públicos. Na parte teórica/metodológica, avaliaram-se sete construtos(rotinas, especificidade do trabalho, desenvolvimento de recursos humanos, feedback, conflito nas metasorganizacionais, restrições processuais e especificidades das metas organizacionais), através da técnicade modelagem de equações estruturais. Foi realizada uma pesquisa descritiva baseada em estudo decaso, sendo aplicados 258 questionários aos funcionários públicos da prefeitura de Santa Maria. Oartigo fornece um modelo aplicado com os sete fatores e 11 hipóteses que antecedem a satisfação,encontradas em diversas literaturas da área. Com base nos achados empíricos verifica-se que a satisfaçãosofre interferência direta de algumas características do trabalho, como: rotinas, especificidadese recursos humanos. E, por consequência, essas características do trabalho recebem influência diretado contexto do trabalho.

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Como Citar
Ladeira, W., Sonza, I., & Berte, R. (2012). Antecedentes da satisfação no setor público: um estudo de caso na prefeitura de Santa Maria (RS). Revista De Administração Pública, 46(1), 71 a 91. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/rap/article/view/7076
Seção
Artigos