A avaliação de programas de capacitação: um estudo de caso na administração pública

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Jorge Eduardo Tasca
Leonardo Ensslin
Sandra Rolim Ensslin

Resumo

Este artigo apresenta e discute o emprego da Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão — Construtivista(MCDA-C) na avaliação de programas de capacitação desenvolvidos na administração pública,por meio de sua aplicação em um estudo de caso na Polícia Militar de Santa Catarina, especificamente,na avaliação do processo de capacitação dos policiais militares instrutores do Programa Educacional deResistência às Drogas (Proerd). No que diz respeito ao enquadramento metodológico, este trabalho,quanto à natureza do objetivo, é exploratório, e pela natureza do artigo, prático. A lógica de pesquisa foiindutiva e a coleta de dados utilizou dados primários, obtidos por meio de entrevistas semiestruturadascom os gestores do programa. Já a abordagem do problema se deu de forma quali-quantitativa. Estapesquisa é aplicada, e o principal procedimento técnico utilizado foi o estudo de caso. Como resultados,o modelo construído, com 62 critérios de avaliação, permitiu apurar que o processo de capacitaçãodo Proerd alcançou 69 pontos na avaliação global, além de evidenciar as principais preocupações dosdecisores em relação ao programa de treinamento e o quanto cada um desses fatores contribui para osucesso da capacitação, individual e globalmente, revelando, ainda, como gerenciar as oportunidadesde aperfeiçoamento criadas.

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Como Citar
Tasca, J. E., Ensslin, L., & Ensslin, S. R. (2012). A avaliação de programas de capacitação: um estudo de caso na administração pública. Revista De Administração Pública, 46(3), 647 a 675. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/rap/article/view/7103
Seção
Artigos