Estratégias de inovação de catching-up: as ligações de aprendizagem entre um instituto de P&D e pequenas empresas

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Ana Sílvia Rocha Ipiranga
Waleska Vasconcelos Queiroz
Gleildes dos Santos Lima Frota
Samuel Façanha Câmara
Priscilla Corrêa da Hora Almeida

Resumo

Considerando que diferentes estratégias são utilizadas pelas organizações para potencializar seu desempenhopor meio da inovação, este estudo teve como objetivo identificar as ligações de aprendizagementre um instituto de P&D e pequenas empresas da cadeia produtiva da caprinocultura inserida nosistema de inovação local, tendo como base a seguinte questão: os institutos de P&D podem funcionarcomo porteiro tecnológico (gatekeepers) provendo conhecimento novo às pequenas empresas em estudo?Para isso foi elaborado o marco teórico do estudo baseado nas discussões referentes às estratégias eaos sistemas de inovação, articulando ainda as temáticas sobre pesquisa e desenvolvimento — P&D eos processos de aprendizagem correspondentes. A metodologia está baseada na estratégia do estudomulticaso. Os dados empíricos foram examinados segundo a abordagem qualitativa, sendo coletadosatravés de entrevistas semiestruturadas, durante participações em reuniões e análises documentais.Nas empresas pesquisadas, observou-se que, apesar de essas manterem ligações de aprendizagem aindaincipientes com o instituto de P&D, evidências mostraram que estas estão incidindo na ampliação dabase de conhecimento das pequenas empresas. Relevou-se ainda que estas ligações de aprendizagemestejam sendo ampliadas e potencializadas através das fontes externas e abertas entre as empresas e asdemais instituições do sistema e que tiveram como base estratégias de inovação do tipo catching-up.

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Como Citar
Ipiranga, A. S. R., Queiroz, W. V., Frota, G. dos S. L., Câmara, S. F., & Almeida, P. C. da H. (2012). Estratégias de inovação de catching-up: as ligações de aprendizagem entre um instituto de P&D e pequenas empresas. Revista De Administração Pública, 46(3), 677 a 700. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/rap/article/view/7106
Seção
Artigos

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