Administração pública do setor elétrico: indicadores de sustentabilidade no ambiente residencial do estado do Pará (2001-10)

Conteúdo do artigo principal

Fabricio Quadros Borges

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de indicadores de sustentabilidade de energiaelétrica para a gestão pública junto ao setor residencial paraense que poderá servir de modelo para agestão pública do setor elétrico também em outros estados brasileiros. A metodologia desta investigaçãobaseou-se no suporte teórico do modelo PER, que envolve a relação pressão-estado-resposta. Os resultadosdemonstraram que o aspecto econômico é o que melhor reflete o insumo elétrico nos domicíliosparaenses. O aumento da renda média, reflexo da disponibilidade de eletricidade e do aumento doconsumo desse insumo, teve papel importante na economia paraense. Já o aspecto socioambientalapresentou indicadores médios com tendência decrescente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Borges, F. Q. (2012). Administração pública do setor elétrico: indicadores de sustentabilidade no ambiente residencial do estado do Pará (2001-10). Revista De Administração Pública, 46(3), 737 a 751. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/rap/article/view/7110
Seção
Artigos