O problema das matrículas escolares: uma discussão sobre a melhoria das regras utilizadas em São Paulo

Conteúdo do artigo principal

Gustavo Andrey de Almeida Lopes Fernandes

Resumo

A adoção de mecanismos de escolha escolar é pouco estudada no Brasil, apesar do seu crescente uso em outros países, sobretudo, nos EUA. Neste artigo, com o uso de instrumental teoria dos jogos, o sistema de matrículas escolares do município de São Paulo é analisado. Por não usar as preferências dos alunos, verifica-se que o sistema não atende a nenhum dos conceitos desejados de um mecanismo de alocação: estabilidade, não manipulação e eficiência. Alternativamente, é proposta adoção do mecanismo de Gale-Shapley. Simulações são realizadas para corroborar os resultados teóricos, indicando enorme potencial de ganhos com a mudança do sistema existente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Fernandes, G. A. de A. L. (2018). O problema das matrículas escolares: uma discussão sobre a melhoria das regras utilizadas em São Paulo. Revista De Administração Pública, 52(4), 740–752. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/rap/article/view/75724
Seção
Fórum: Perspectivas Práticas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)