Aprendizado e mudança em políticas públicas: explorando possibilidades no Modelo de Coalizões de Defesa

Conteúdo do artigo principal

Janaina Ma
https://orcid.org/0000-0003-3646-3720
Diego Mota Vieira
http://orcid.org/0000-0003-1275-1648

Resumo

Este artigo tem como objetivo avançar a discussão sobre a influência do conhecimento e do aprendizado na mudança das políticas públicas, tomando como referência o Modelo de Coalizões de Defesa. Para isso, propomos desvincular a compreensão do aprendizado por meio da mudança em duas perspectivas. Primeiro, propomos apreender a relação entre conhecimento e aprendizagem em políticas públicas, por meio do uso do conhecimento, assumindo que diferentes formas de aprendizagem são possíveis, dependendo do contexto de tomada de decisão. Em seguida, a partir das contribuições da teoria da mudança gradual, propomos usar a noção de dinâmica institucional, a fim de captar o poder explicativo do conhecimento e da aprendizagem tanto em situações de estase quanto de mudança. Esperamos contribuir para diminuir o ceticismo presente na literatura sobre a influência do conhecimento e da aprendizagem no processo de políticas públicas.

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Como Citar
Ma, J., & Vieira, D. M. (2020). Aprendizado e mudança em políticas públicas: explorando possibilidades no Modelo de Coalizões de Defesa. Revista De Administração Pública, 54(6), 1672–1690. https://doi.org/10.1590/0034-761220190381
Seção
Artigos