Gestão estratégica: um exame de práticas em universidades privadas
Contenido principal del artículo
Resumen
A estratégia, como abordagem gerencial, tem se constituído em experiência relativamente recenteem organizações universitárias brasileiras. Este artigo tem o objetivo de analisar a prática estratégicaem universidades privadas e contribuir com o debate sobre esse tópico que desafia a administraçãodessas organizações. Trata-se de um estudo comparativo de casos onde é analisada a realidade deduas universidades comunitárias brasileiras. Por meio de questionário e entrevistas, identificaram-sepráticas adotadas na gestão estratégica das instituições de educação superior — IES. A análise dosdados revelou que a prática estratégica mescla estratégias deliberadas e, principalmente, estratégiasemergentes. As estratégias decorrem tanto de planos formais institucionais quanto de iniciativas individuaise grupais, que resultam de interações, de insights, do feeling, da visão e reação de gestorese docentes diante dos desafios que se apresentam no dia a dia. As estratégias emergem por meio demicroestratégias praticadas por gestores acadêmicos e por professores, que atuam como estrategistas.Os resultados apontaram, ainda, para a presença marcante de fatores subjetivos como criatividade,conhecimento tácito, sensibilidade e experiência dos gestores imersos nas práticas estratégicas adotadasna área acadêmica das instituições.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Detalles del artículo
Cómo citar
Meyer Jr., V., Pascucci, L., & Mangolin, L. (2012). Gestão estratégica: um exame de práticas em universidades privadas. Revista De Administração Pública, 46(1), 49 a 70. Recuperado a partir de https://periodicos.fgv.br/rap/article/view/7075
Número
Sección
Artículos
La Revista de Administração Pública (RAP) se compromete a contribuir con la protección de los derechos intelectuales del autor. En ese sentido:
- Adopta la licencia Creative Commoms BY (CC-BY) en todos los textos que publica, excepto cuando hay una indicación de titulares específicos de derechos de autor y derechos de propiedad;
- Adopta software de verificación de similitud de contenido - Plagio (Crossref Similarity Check);
- Adopta acciones para combatir el plagio y la mala conducta ética, alineado con las directrices del Committee on Publication Ethics (COPE).
Más detalles del Código de Ética adoptado por RAP pueden ser vistos en Normas éticas y Código de conducta.