Nota publicada originalmente en 17 de março de 2017.

 

  

Prazo para submissão de trabalhos (RAP): 06 de abril de 2018

Essa edição especial visa construir uma ponte entre acadêmicos internacionais e latino-americanos que pesquisam evidências e fazem análises críticas sobre as influências estrangeiras na contabilidade e nas finanças do setor público em países da América Latina.

Devido à colonização latino-americana, Portugal e Espanha tiveram um papel significativo na construção e desenvolvimento de instituições sociais nos países latino-americanos, incluindo na implementação das primeiras práticas de contabilidade e finanças do setor público (C&FSP). Há evidências de que outros países, como a Itália, o Reino Unido, os Estados Unidos e a Nova Zelândia, também influenciaram os desenvolvimentos observados no campo da C&FSP na América Latina (AL). No entanto, as “raízes” da C&FSP na AL e seus efeitos (como as recentes inovações na região, por exemplo) ainda são questões em aberto. Entre essas “recentes inovações” estão a contabilidade de exercício e a implementação do IPSAS.

Portanto, essa chamada de trabalhos procura pesquisas que abordam influências estrangeiras na construção, desenvolvimento e na tentativa de implementar inovações na C&FSP na América Latina.

Reconhecemos que o termo “contabilidade e finanças do setor público” pode ser considerado bastante vago e sujeito a mal-entendidos. Por isso destacamos que o entendimento de C&FSP aqui tem um sentido mais amplo. Assim, os trabalhos submetidos podem apresentar análises sobre C&FSP em qualquer das seguintes perspectivas: contabilidade financeira, orçamento, responsabilidade fiscal, auditoria, contabilidade de custos, consolidação de relatórios financeiros, contas governamentais, relatórios financeiros e uso de informações contábeis.

Os estudos devem buscar as raízes estrangeiras que influenciaram (e ainda influenciam) as práticas, normativas e experiências locais. Não obstante, pesquisas que investigam a influência cruzada entre países latino-americanos também são bem-vindas. Considerando que qualquer estudo de influência cross-country (ou transcultural) é naturalmente multifacetado. Ambos os métodos de pesquisa qualitativa e quantitativa são bem-vindos, o que inclui análises comparativas e históricas. 

 

Data de limite para submissão | Chamada de trabalhos (RAP):

 

Os trabalhos completos devem ser enviados até 06 de abril de 2018, somente em inglês. Os trabalhos aceitos devem ser publicados (após análise e blind-review) entre março e abril de 2019.

 
Sobre a RAP – Revista de Administração Pública 

A RAP é uma revista de acesso aberto, publicada pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE) da Fundação Getulio Vargas desde 1967. A revista tem por objetivo ser uma fonte indispensável de apoio a pesquisadores, professores, gestores do setor público e atores sociais e políticos preocupados com a eficácia e equidade da ação pública.


O ISSN da RAP é 1982-3134 (on-line) e é classificado pelo sistema CAPES-Qualis como A2 na área de Administração Pública e Negócios, Contabilidade e Turismo, como A1 na área de Ciência Política e Relações Internacionais, e indexado no Scimago Journal & Country Rank (SJR) com índice H=9. Assim, esperamos submissões de alto nível, de acordo com os padrões da revista.

Diretrizes

A RAP regularmente aceita submissões em português, espanhol ou inglês, sendo que os trabalhos aprovados são publicados em inglês e português (ou espanhol). No entanto para essa edição especial, serão aceitos somente trabalhos escritos em inglês.

Os autores que tiverem seus trabalhos aprovados deverão apresentar sua tradução para o português ou espanhol.

Os autores devem observar as diretrizes da RAP para envio dos trabalhos.

Os trabalhos devem ser submetidos por aqui.

A RAP não cobra nenhuma taxa para a submissão ou publicação de trabalhos.

 

Observação: Indique no campo “AUTHOR’S COMMENTS” (COMENTÁRIOS DO AUTOR) que sua submissão destina-se a edição especial: “Overseas influences on the development of PSA&F in LA” (Influências estrangeiras no desenvolvimento da contabilidade e das finanças no setor público na América Latina).

 

Questões específicas sobre essa edição especial da RAP devem ser encaminhadas diretamente ao editor convidado: Ricardo Lopes Cardoso (ricardo.cardoso@fgv.br).


      FacebookLinkedinTwitterGoogle PlusYoutubeInstagramMais