Reforma administrativa no Japão: tendências recentes

Conteúdo do artigo principal

Yasuo Watanabe

Resumo

O começo dos anos 80 tem presenciado apelos por reformas administrativas. As tendências e as condições da sociedade japonesa que enfatizaram a necessidade da atual reforma administrativa podem ser resumidas da maneira apresentada a seguir.

O primeiro fator envolve a posição ocupada e o papel desempenhados pelo Japão na comunidade internacional. Até agora, a política do país tem sido "alcançar e suplantar os países ocidentais". Debaixo do "guarda-chuva" dos países organizados em tomo dos EUA, o Japão tentou progredir economicamente, enquanto evitava assumir responsabilidades ou ter voz ativa na sociedade internacional. O Japão tem de fato uma economia desenvolvida e é pobre em recursos naturais. Não pode, assim, evitar um estreito relacionamento com a economia internacional. Gostando ou não, precisa desincumbir-se de suas responsabilidades e desempenhar papel decisivo na sociedade internacional. É vital para o país considerar a maneira pela qual responderá à internacionalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Watanabe, Y. (1984). Reforma administrativa no Japão: tendências recentes. Revista De Administração Pública, 18(1), 104 a 110. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/rap/article/view/10628
Seção
Artigos