O valor gerado pelo aplicativo “Meu INSS” na prestação dos serviços ofertados pelo Instituto Nacional do Seguro Social

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Bruno Batista Barreto
Igor Carvalho Furtado Leite
Jair Guerra
https://orcid.org/0009-0007-4512-8568

Resumo

A partir da necessidade de melhorar a eficiência dos serviços públicos ofertados à sociedade, o governo tem buscado evolução por meio de soluções tecnológicas, que promoveram uma mudança na maneira de se relacionar entre Estado e cidadão. A utilização dessas tecnologias pode proporcionar a geração de valor público, mas também dificuldades, especialmente para aqueles que residem em locais mais remotos, zonas rurais ou ainda com baixo grau de escolaridade. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) se relaciona com a população a partir de sua plataforma de serviços, disponibilizada de forma presencial, por meio de sua rede de agências físicas, ou a distância, via central de teleatendimento ou on-line. Na modalidade on-line se destaca o uso do aplicativo “Meu INSS”, criado em 2019 como parte do pacote de transformação digital da Autarquia. A partir do acesso à conta, o usuário tem à sua disposição uma central de serviços que possibilita a realização de consultas, simulações de aposentadorias, emissões de extratos de contribuições e benefícios, protocolos e acompanhamento de requerimentos, e os demais serviços ofertados pela instituição.

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Como Citar
BARRETO, B. B.; LEITE, I. C. F.; GUERRA, J. O valor gerado pelo aplicativo “Meu INSS” na prestação dos serviços ofertados pelo Instituto Nacional do Seguro Social. Revista Tecnológica de Administração, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 13–29, 2024. DOI: 10.12660/reta.v1n1.2024.91409. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/reta/article/view/91409. Acesso em: 16 jul. 2024.
Seção
Artigos Tecnológicos

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