Neste número referente ao primeiro semestre de 2018, a GVcasos traz à apreciação de seus leitores um total de sete casos, acompanhados como de praxe de suas notas didáticas.

Os trabalhos dialogam com as áreas de Administração Pública, Estudos Críticos da Administração, Gestão de Pessoas, Administração da Informação, Marketing e Estratégia. Seus autores são professores e pesquisadores de cinco estados brasileiros (Paraíba, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro), contribuindo para que a GVcasos cumpra sua missão de fomentar a produção brasileira de casos, bem como sua circulação e uso no ensino de Administração em todo o país.

A principal novidade da edição, contudo, é a parceria firmada com a organização do SemeAd, por meio da qual passamos a avaliar em regime de "fast track" os melhores casos de ensino apresentados nesse importante evento anual da comunidade de pesquisa em Administração.

Dois dos sete trabalhos publicados neste número foram recebidos por meio dessa parceria: "Einar ou Lili? Os desafios de uma transexual no mercado formal de trabalho" e "Homens em armas: a trajetória do policial civil para análise sobre vida, organização e poder". Pela qualidade do material recebido, esperamos repetir a experiência nas edições vindouras. 

Esperamos que o material seja útil, e desejamos a todos uma proveitosa leitura.

Maria José Tonelli, editora chefe
Martin Jayo (EACH-USP), editor adjunto
gvcasos.redacao@fgv.br

Publicado: 2018-06-08

As aparências enganam: quando a marca não marca bons resultados

Jailson Lana, Raul Beal Partyka, Jeferson Lana, Sidnei Vieira Marinho

c1

Beblue: mobile payment aplicado ao cashback

Adrian Kemmer Cernev, Julie Costa Sarvasi

c3

Einar ou Lili? Os desafios de uma transexual no mercado formal de trabalho

Maurício Donavan Rodrigues Paniza, Elisa Yoshie Ichikawa, Marcio Pascoal Cassandre

c4

A técnica para encontrar um lugar ao sol

Fabricio Martins Carvalho da Silva, Julio Cesar Andrade de Abreu

c5