Editorial

Entrando em seu segundo ano de vida, a GVcasos tem a satisfação de compartilhar alguns números de sua breve história. Desde a edição piloto, foram 48 submissões, das quais se chega aos 23 casos publicados - contando com os seis desta edição. São 53 autores publicados, provenientes de 19 instituições e 7 estados brasileiros, além de uma submissão internacional (Canadá).

Embora haja uma concentração geográfica entre os artigos publicados (as regiões Sul e Sudeste contam por mais de 90% da origem dos autores), o público que lê e usa os casos da revista é bem mais diversificado, o que certamente reafirma a missão da revista de ser um instrumento para popularizar o uso de casos de ensino em administração no país.

Há uma saudável diversidade geográfica e institucional na relação dos professores que se cadastram para ter acesso não apenas aos casos, mas também às notas de ensino. Esperamos que essa demanda por diferentes materiais didáticos, com ênfase na realidade nacional, se transforme em incentivo para termos mais autores por todo o Brasil.

É fundamental lembrar que esses números só são possíveis pelo esforço de nossos avaliadores. Cada caso publicado passou por uma ou duas rodadas de avaliação duplo-cega, com um tempo médio de avaliação de 92 dias. Registramos assim nosso agradecimento aos professores que voluntariamente cederam seu tempo e dedicação para ler, comentar, criticar e sugerir melhorias para os casos publicados nas três primeiras edições da GVcasos.

Esta nova edição mantém a diversidade temática que já era tônica das edições anteriores e apresenta casos sobre empreendedorismo, carreiras, marketing, internacionalização, sustentabilidade e gestão de pequenas empresas. Como de costume, lembramos que a submissão de trabalhos para os próximos números se encontra permanentemente aberta.

A todos, uma boa leitura e um bom uso dos casos em sala de aula!

Eduardo Diniz, editor chefe
Fernando Nogueira, editor adjunto
gvcasos.redacao@fgv.br

 

Publicado: 2012-01-01

Sucos do bem: o desafio de crescer com a fruta na caixinha

Daniela Abrantes Ferreira, Lucelena Abrantes Ferreira, Verônica Feder Mayer

c1

Enrolados na sacola plástica

Antonio Carlos Rodrigues, Kelly de Morais

c2

Seguir carreira (ou não) em uma empresa familiar

Elisa Bornhausen Cunha Hehn, Deise Lohn, Daniela Cardoso Pereira, Alissane Mignoni, Sidnei Vieira Marinho

c3

Uma fronteira para Alexandre?

Maria Tereza Gomes da Silva, Rodrigo Cunha Silva, Tania Casado

c4

Desvendando o Book Building em ofertas de ações

Patrícia Ribeiro Romano, Vinicio de Souza e Almeida

c5

A Internacionalização da marca Melissa

Sylvia Therezinha de Almeida Moraes, Melissa Senra, Angela da Rocha

c6

Sucos do bem: o desafio de crescer com a fruta na caixinha (Notas de ensino)

Daniela Abrantes Ferreira, Lucelena Abrantes Ferreira, Verônica Feder Mayer

n1

Seguir carreira (ou não) em uma empresa familiar (Notas de ensino)

Elisa Bornhausen Cunha Hehn, Deise Lohn, Daniela Cardoso Pereira, Alissane Mignoni, Sidnei Vieira Marinho

n3

Uma fronteira para Alexandre? (Notas de ensino)

Maria Tereza Gomes, Rodrigo Cunha Silva, Tania Casado

n4

A internacionalização da marca Melissa (Notas de ensino)

Angela da Rocha, Sylvia Therezinha de Almeida Moraes, Melissa Senra

n6