Objetivos e métodos de preço no varejo: um estudo na zona sul de São Paulo

Conteúdo do artigo principal

Carlos Alberto Alves
Luís Fernando Varotto
Marcelo Neves Gonçalves

Resumo

No varejo existe uma complexa tarefa na formulação das estratégias de precificação. Enquanto os objetivos de preço fornecem uma direção geral para ação, os métodos de precificação são procedimentos pelos quais as organizações atingem suas decisões de preços. O escopo deste trabalho é explorar os objetivos de preços do varejo juntamente com os métodos que adota para precificar, investigando se os objetivos estão associados aos métodos. A pesquisa mostra que as empresas da amostra estão fundamentalmente perseguindo objetivos quantitativos em vez de qualitativos, com uma forte ênfase na realização de vendas e lucros, seguido pelo desenvolvimento de mercado. Outro ponto relevante na discussão das estratégias de varejo: as empresas da amostra parecem dar menor importância a métodos de orientação ao cliente e empregam com mais frequência o método tradicional de custos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
ALVES, C. A.; VAROTTO, L. F.; GONÇALVES, M. N. Objetivos e métodos de preço no varejo: um estudo na zona sul de São Paulo. RAE-Revista de Administração de Empresas, [S. l.], v. 52, n. 6, p. 595–612, 2012. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/30395. Acesso em: 4 jul. 2024.
Seção
Fórum