Implicações Ambivalentes de Sistemas de Informação de Saúde: um Estudo no Sistema Brasileiro de Saúde Pública

Conteúdo do artigo principal

João Porto de Albuquerque
Edmir P. V. Prado
Gabriel Raja Machado

Resumo

Este artigo analisa implicações sociais do Sistema de Informação SIGA em uma instituição pública de saúde na cidade de São Paulo. A avaliação foi realizada por meio de estudo de caso em profundidade com pacientes e funcionários da instituição pública, utilizando metodologia qualitativa e quantitativa. Por um lado, o sistema teve conseqüências percebidas como positivas como a melhoria na comodidade e democratização do atendimento especializado aos pacientes e melhorias na organização do trabalho. Por outro lado, resultados negativos foram relatados, como dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores devido a pouca familiaridade com TI e um aumento no tempo necessário para agendar consultas. Os resultados mostram a ambigüidade das implicações dos sistemas de informação de saúde em países em desenvolvimento, enfatizando a necessidade de uma visão mais apurada em relação à avaliação de fracassos e sucessos e a importância de fatores sociais contextuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
ALBUQUERQUE, J. P. de; PRADO, E. P. V.; MACHADO, G. R. Implicações Ambivalentes de Sistemas de Informação de Saúde: um Estudo no Sistema Brasileiro de Saúde Pública. RAE-Revista de Administração de Empresas, [S. l.], v. 51, n. 1, p. 58–71, 2011. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/31006. Acesso em: 3 jul. 2024.
Seção
Fórum
Biografia do Autor

João Porto de Albuquerque

Professor at Departamento de Sistemas de Computação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Universidade de São Paulo – São Carlos – SP, Brazil.

Edmir P. V. Prado

Professor at Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo – São Paulo – SP, Brazil.

Gabriel Raja Machado

B.S in Sistemas de Informação at Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo – São Paulo – SP, Brazil.