Desenvolvimento de produtos em subsidiárias de empresas multinacionais no Brasil

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Dirk Michael Boehe

Resumo

O artigo tem o objetivo de responder à seguinte questão: por que subsidiárias de empresas multinacionais estrangeiras realizam projetos de desenvolvimento de produto (DP) para mercados externos? Para isso,foi realizada uma análise de conglomerados e testes não paramétricos de hipóteses usando uma amostra de mais de 140 unidades de desenvolvimento de produto localizados no Brasil. Este estudo identifi cacinco papéis estratégicos signifi cativamente distintos: os adaptadores locais, os inovadores nascentes, os inovadores locais, os inovadores para mercados emergentes e os inovadores globais. A caracterização dosconglomerados mostra que unidades com escopo de mercado primordialmente local tendem a desenvolver um número maior de novos produtos à medida que sua autonomia decisória aumenta. No entanto,unidades voltadas para mercados externos podem perder autonomia decisória. A probabilidade de que uma unidade localizada em um país de médio ou baixo custo desenvolva produtos para mercados externosaumenta conforme a empresa multinacional fomenta a competição entre as subsidiárias.

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Como Citar
BOEHE, D. M. Desenvolvimento de produtos em subsidiárias de empresas multinacionais no Brasil. RAE-Revista de Administração de Empresas, [S. l.], v. 47, n. 1, p. 33–45, 2007. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/36856. Acesso em: 3 jul. 2024.
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