Tropicália: manobras estratégicas em redes de músicos

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Charles Kirschbaum
Flávio Carvalho de Vasconcelos

Resumo

Este artigo busca construir pontes entre três campos teóricos: Teoria Organizacional, Redes Sociais e Identidade Social. Por meio da análise de redes de músicos brasileiros, monitoramos a emergência de novos estilos, paralelamente às mudanças estruturais na rede. Durante o período de análise, de 1958 a 1969, quatro estilos musicais se consolidaram: Bossa Nova, Jovem Guarda, MPB e Tropicália. Utilizamosa análise de redes sociais para obter três dimensões da evolução do campo: evolução da rede, criação de buracos estruturais e transformação da centralidade dos atores. Confl itos internos em um campo criamoportunidades de intermediação entre grupos separados por buracos estruturais. Essas lacunas podem ser gradativamente conectadas a partir de transformações incrementais nas redes dos artistas. Com amaior infl uência de artistas emergentes, aumenta a possibilidade de introdução de um novo estilo e modificação do sistema classifi catório do campo.

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Como Citar
KIRSCHBAUM, C.; VASCONCELOS, F. C. de. Tropicália: manobras estratégicas em redes de músicos. RAE-Revista de Administração de Empresas, [S. l.], v. 47, n. 3, p. 10–26, 2007. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/36920. Acesso em: 30 jun. 2024.
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