A gestão de competências gerenciais e a contribuição da aprendizagem organizacional

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Claudia Cristina Bitencourt

Resumo

O presente estudo analisa os principais conceitos, princípios e práticas de aprendizagem organizacional como um meio de se tratar a questão da gestão de competências gerenciais a partir da especificidade de cada organização. Trata-se de uma pesquisa exploratória, desenvolvida com base em um estudo comparativo entre seis empresas (três brasileiras e três australianas). Os resultados sugerem a importância das práticas informais e a necessidade de se estabelecer uma estratégia articulada no que se refere à gestão de competências gerenciais. As experiências significativas relatadas pelos gestores entrevistados focalizam práticas organizacionais e práticas que extrapolam o âmbito organizacional. Destaca-se a importância da construção de uma consciência social. Os principais elementos de aprendizagem organizacional que representam uma potencial contribuição para a gestão de competências gerenciais referem-se às questões da interação entre as pessoas (reflexões que privilegiam o coletivo), visão processual (desenvolvimento contínuo) e a ênfase na questão pragmática (práticas de trabalho). 

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Como Citar
BITENCOURT, C. C. A gestão de competências gerenciais e a contribuição da aprendizagem organizacional. RAE-Revista de Administração de Empresas, [S. l.], v. 44, n. 1, p. 58–69, 2004. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/37322. Acesso em: 4 jul. 2024.
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