Tecnologia, paradoxos organizacionais e gestão de pessoas

Conteúdo do artigo principal

Isabella Freitas Gouveia de Vasconcelos
Fernando Cláudio Prestes Maia
Luis Hernan Contreras Pinochet

Resumo

Neste artigo, além de efetuarmos uma primeira revisão teórica sobre paradoxos organizacionais, proporemos uma análise crítica desse tema a partir de dois estudos de caso. O objetivo de tais estudos é verificar se a implantação de uma central de atendimento em uma empresa de telecomunicações no Estado do Paraná bem como a instalação de sistemas de segurança de informática adaptados à Internet em uma empresa estatal provocaram, de fato, as contradições entre teoria e prática e os paradoxos descritos por vários dos estudos pesquisados. Pretendemos mostrar ao leitor que o tema “paradoxos organizacionais” vem ganhando cada vez mais espaço e importância no estudo das organizações, tendo em vista a crescente utilização, por vários autores, de modelos explicativos que descrevem a transição atual de uma sociedade industrial para uma sociedade pós-industrial, bem como as contradições, mudanças e incertezas típicas deste período. Procuraremos, em nossa pesquisa, analisar os principais aspectos positivos e negativos de tais proposições.

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Como Citar
VASCONCELOS, I. F. G. de; MAIA, F. C. P.; PINOCHET, L. H. C. Tecnologia, paradoxos organizacionais e gestão de pessoas. RAE-Revista de Administração de Empresas, [S. l.], v. 43, n. 2, p. 94–106, 2003. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/37413. Acesso em: 4 jul. 2024.
Seção
Recursos humanos
Biografia do Autor

Fernando Cláudio Prestes Maia