Estratégia nas empresas de internet: lições da informalidade

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Marco A. Barros

Resumo

Pesquisas realizadas sobre o tema de formação de estratégias em pequenas empresas indicam que estas não usam abordagens formais para o apoio ao processo de planejamento estratégico. Elas tendem a utilizar uma abordagem informal e oportunista na criação de estratégias. Os resultados deste artigo mostram que pequenas firmas de prestação de serviços para a Internet não adotam ferramentas do tipo tool-kit. Elasaplicam um conjunto de atividades influenciadas por três dimensões características na formação de estratégias: “incrementalismo”, informalidade e networking. Este estudo revela, ainda, que as empresas não empregam, de forma sistemática, as ferramentas acadêmicas concebidas para apoiar o processo de desenvolvimento de estratégias. Essas ferramentas foram percebidas como consumidoras de tempo eimpróprias para a adoção pelas empresas analisadas.

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Como Citar
BARROS, M. A. Estratégia nas empresas de internet: lições da informalidade. RAE-Revista de Administração de Empresas, [S. l.], v. 41, n. 4, p. 32–43, 2001. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/37753. Acesso em: 1 jul. 2024.
Seção
Estratégia