"E se colocar pimenta?": a construção empreendedora da Chilli Beans

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André Luiz Maranhão de Souza Leão
Suélen Matozo Franco
Flávia Zimmerle da Nóbrega Costa
Henrique Cassiano Nascimento de Oliveira

Resumo

Crescentemente, as marcas ocupam maior relevo no desempenho de mercado das empresas. A abordagem mais comum na teoria de gestão de marcas é de orientação estratégico-gerencial. No entanto, muitas marcas tornaram-se exitosas adotando uma lógica “não convencional”, indicando uma construção empreendedora de marca, pautada, sobretudo, pela intuição. Identificamos a Chilli Beans como uma marca que ilustra esse fenômeno. O objetivo do estudo foi identificar as práticas adotadas pelo empreendedor da marca para torná-la exitosa. Para investigá-la, adotamos a narratologia como meio de reconstruir a história da marca. Os dados foram coletados por meio de entrevistas narrativas e dados secundários. Os resultados revelam vários aspectos adotados nesse processo, os quais são compreendidos sob a perspectiva do marketing empreendedor. Assim, o estudo contribui para o entendimento desse fenômeno por chamar a atenção para aspectos pouco investigados no campo do marketing: uma abordagem empreendedora da gestão de marcas.

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Como Citar
LEÃO, A. L. M. de S.; FRANCO, S. M.; COSTA, F. Z. da N.; OLIVEIRA, H. C. N. de. "E se colocar pimenta?": a construção empreendedora da Chilli Beans. RAE-Revista de Administração de Empresas, [S. l.], v. 55, n. 2, p. 209–220, 2015. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/47687. Acesso em: 22 jul. 2024.
Seção
Artigos

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