"E se colocar pimenta?": a construção empreendedora da Chilli Beans
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Resumo
Crescentemente, as marcas ocupam maior relevo no desempenho de mercado das empresas. A abordagem mais comum na teoria de gestão de marcas é de orientação estratégico-gerencial. No entanto, muitas marcas tornaram-se exitosas adotando uma lógica “não convencional”, indicando uma construção empreendedora de marca, pautada, sobretudo, pela intuição. Identificamos a Chilli Beans como uma marca que ilustra esse fenômeno. O objetivo do estudo foi identificar as práticas adotadas pelo empreendedor da marca para torná-la exitosa. Para investigá-la, adotamos a narratologia como meio de reconstruir a história da marca. Os dados foram coletados por meio de entrevistas narrativas e dados secundários. Os resultados revelam vários aspectos adotados nesse processo, os quais são compreendidos sob a perspectiva do marketing empreendedor. Assim, o estudo contribui para o entendimento desse fenômeno por chamar a atenção para aspectos pouco investigados no campo do marketing: uma abordagem empreendedora da gestão de marcas.
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Como Citar
LEÃO, A. L. M. de S.; FRANCO, S. M.; COSTA, F. Z. da N.; OLIVEIRA, H. C. N. de. "E se colocar pimenta?": a construção empreendedora da Chilli Beans. RAE-Revista de Administração de Empresas, [S. l.], v. 55, n. 2, p. 209–220, 2015. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/47687. Acesso em: 22 jul. 2024.
Seção
Artigos
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