Foco regulatório e consumo de bebida: reduzindo a intenção de beber e dirigir

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Valter Afonso Vieira
Eduardo André Teixeira Ayrosa

Resumo

Zhao e Pechmann (2007) usaram a teoria de foco regulatório e a estrutura da mensagem e mostraram que houve, na média, 14,4% de aumento da intenção de não fumar entre sujeitos expostos a mensagens de comunicação congruentes com o perfil do indivíduo. Neste artigo, ampliamos o campo do estudo aplicando o foco regulatório nas comunicações contra consumo de álcool. Sugerimos que a intenção de beber e dirigir e de convencer os amigos a não beber e dirigir é condicionada à emoção (culpa vs. vergonha), à estrutura da mensagem (positivo vs. negativo) e à interdependência do indiví- duo (eu vs. outro sofrendo danos). No primeiro experimento, não apenas o foco regulatório modera a relação entre beber e convencer os amigos a não beber e dirigir, como também o frame da mensagem interagiu. No segundo experimento, a emoção e interdependência do indivíduo interagem com o hábito de beber álcool e afetam ambas as variáveis dependentes

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Como Citar
VIEIRA, V. A.; AYROSA, E. A. T. Foco regulatório e consumo de bebida: reduzindo a intenção de beber e dirigir. RAE-Revista de Administração de Empresas, [S. l.], v. 55, n. 6, p. 616–631, 2015. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/57577. Acesso em: 3 jul. 2024.
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