Idort e difusão do Management no Brasil na década de 1930

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Fábio Vizeu

Resumo

O Management no Brasil tem sido considerado a partir de diferentes perspectivas teóricas e analíticas. Algumas delas buscam revelar sua especificidade em relação ao pensamento anglo-saxão, a perspec­tiva original de constituição desse corpo de conhecimento e prática organizacional. Nesse sentido, uma importante forma de abordagem do Management é pela perspectiva histórica, na qual este estudo foi realizado. Assim, buscamos revelar como a importação e difusão de doutrinas do Management a partir da criação do Idort são marcadas por um conturbado cenário de disputas políticas e ideológicas, que se revelou como o substrato para a consolidação de práticas que determinaram o próprio locus institucio­nal do Management no País nas décadas seguintes.

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VIZEU, F. Idort e difusão do Management no Brasil na década de 1930. RAE-Revista de Administração de Empresas, [S. l.], v. 58, n. 2, p. 163–173, 2018. DOI: 10.1590/S0034-759020180205. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/74644. Acesso em: 30 jun. 2024.
Seção
Artigos

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