Foco e Escopo

A RAE tem como base uma comunidade internacional de pesquisadores, professores e estudantes, interessados em criar conhecimento que contribua para desenvolver soluções para os grandes desafios enfrentados pelas organizações e pela sociedade contemporânea.

A RAE é uma revista generalista do campo da Administração, abrangendo um amplo espectro de domínios do conhecimento, perspectivas e temas.

٠ Publica artigos de desenvolvimento teórico, trabalhos empíricos, revisões bibliográficas e artigos de posicionamento.

٠ Não publica artigos de interesse restrito, textos sobre métodos de pesquisa, artigos sobre Administração Pública ou Políticas Públicas, resenhas de livros, textos sobre ensino e aprendizagem, e casos de ensino.

A RAE abrange os campos de conhecimento tradicionais da administração, tais como estratégia, operações, marketing, finanças, tecnologia de informação e gestão de pessoas; assim como campos emergentes, que eventualmente cruzam campos estabelecidos, tais como sustentabilidade, empreendedorismo, digitalização e ciência de dados.

Princípios

A RAE pauta suas decisões editoriais pelos seguintes princípios:

٠ Fomento do impacto organizacional e societal da pesquisa.

٠ Foco em temas de grande relevância para as organizações e para a sociedade.

٠ Promoção da conexão entre teoria e prática.

٠ Garantia do rigor metodológico.

٠ Reconhecimento da pluralidade de abordagens e paradigmas.

٠ Reconhecimento das particularidades dos países em desenvolvimento.

٠ Reconhecimento e respeito aos autores, revisores e editores associados.

٠ Promoção de uma linguagem científica objetiva e direta.

A RAE alinha-se com:

٠ Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

٠ O movimento de Ciência Aberta.

٠ O movimento da Pesquisa Responsável.

Contribuições

A RAE busca veicular conteúdo que gere impacto na ciência, nas organizações e na sociedade e convida sua comunidade a submeter as seguintes contribuições:

٠ Artigos teóricos, que explorem de forma inovadora e criativa fenômenos emergentes e relevantes, contribuindo para seu entendimento, preferencialmente com pressupostos que possam ser futuramente testados. Os artigos devem explicitar como as novas teorias poderão futuramente contribuir para a melhoria das práticas gerenciais.

٠ Artigos empíricos, que testem e/ou desenvolvam teorias existentes, ou desenvolvam novas teorias. Os artigos devem explicitar claramente as implicações de seus achados para as práticas gerenciais.

٠ Artigos de revisão bibliográfica, que sintetizem e integrem avanços recentes em temas de grande relevância para as organizações e a sociedade. Os artigos devem apresentar uma visão crítica do estado da arte e apontar caminhos para futuros desenvolvimentos.

٠ Artigos de posicionamento, que defendam uma posição sobre uma questão de grande relevância, defendendo de forma estruturada e bem fundamentada os argumentos. Os artigos devem apresentar clara conexão com a prática gerencial.

٠ Chamadas de trabalhos, que tratem de fenômenos e questões de grande relevância para as organizações e a sociedade, preferencialmente relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. As chamadas de trabalho devem definir e contextualizar o tema, estabelecer questões a serem exploradas e informar o referencial teórico básico.

Ciência Aberta 

A RAE compromete-se com os valores centrais da Ciência Aberta, promovendo publicação de resultados de pesquisa com qualidade e integridade, como benefício coletivo, com equidade e justiça e com diversidade e inclusão.

A RAE também adere aos critérios de Ciência Aberta recomendados pelo Scientific Electronic Library Online (SciELO):

٠ Disponibiliza conteúdo em acesso aberto.

٠A RAE Não cobra taxa de publicação aos autores (APC-Article Processing Charge) e nenhuma outra taxa para submissão ou processamento

٠ Aceita artigos publicados em repositórios preprints (por exemplo, SciELO Preprints, SSRN (Social Science Research Network), OSF Preprints (Open Science Framework Preprints), Zenodo, arXiv, PeerJ Preprints, SOC ARXIV ) e estimula os/as autores/as a anteciparem a divulgação de versões prévias de seus trabalhos e está desde modo contribuindo para a disseminação da pesquisa e para colaborações entre pares.

٠ Recomenda que os/as autores/as depositem os dados e todos os materiais de pesquisa em repositórios de dados, contribuindo para o armazenamento, acesso e compartilhamento de dados.

٠ Identifica o nome do/a editor/a associado/a responsável pelo processo de avaliação no artigo publicado.

٠ Oferece a possibilidade de identificação dos nomes do(a)s pareceristas responsáveis pela avaliação no artigo publicado.

٠ Oferece a opção de publicar os pareceres dos artigos com ou sem a identificação do(a)s pareceristas. 

٠ Observa as diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research – SAGER). As diretrizes SAGER compreendem um conjunto de diretrizes que orientam o relato de informações sobre sexo e gênero no desenho do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos achados. Além disso, o RAE observa a política de equidade de gênero na formação de seu corpo editorial.

 

Submissões

Os manuscritos podem ser submetidos em inglês, português ou espanhol. Os artigos aceitos são publicados em inglês e em português ou espanhol.

Artigos submetidos à publicação na RAE devem ser originais e não devem estar sendo considerados por outro periódico. Aceitam-se artigos oriundos de trabalhos apresentados em congressos científicos e teses.

Para submeter trabalhos, acesse este link.

Processo de Avaliação por Pares

Os artigos submetidos à RAE passam pelas seguintes etapas de avaliação:

٠ Checagem preliminar de formato.

٠ Detecção de similaridade, com apoio do sistema iThenticate.

٠ Avaliação de alinhamento com o escopo da RAE e potencial de publicação, pelo Editor Chefe.

٠ Avaliação da contribuição para área específica pelo/a Editor/a Associado/a ou um/a pesquisador/a especializado/a convidado/a.

٠ Revisão por pares por dois revisores, aos quais pode ser acrescentado um terceiro, caso ocorram divergências nos comentários e sugestões.

A comunicação com os/as autores/as é mediada pelo/a Editor/a Associado/a ou um/a pesquisador/a especializado/a convidado/a.

Processo de Publicação

Depois de aprovado, o artigo é submetido à edição e à revisão ortográfica e gramatical.

A Redação envia a versão final para aprovação dos autores.

Os artigos em português ou espanhol devem ser traduzidos pelos autores, de forma a garantir a publicação bilíngue.

A RAE é uma publicação on-line em fluxo contínuo, visando agilidade na veiculação dos artigos, com seis edições por ano.

Propriedade Intelectual

A RAE compromete-se com a proteção dos direitos intelectuais do autor e:

٠ Adota a licença Creative Commoms BY (CC-BY) em todos os textos que publica, exceto quando houver indicação de específicos detentores dos direitos autorais e patrimoniais.

٠ Assegura os direitos morais e de uso do artigo a autores/as, conforme Creative Commons BY (CC-BY). O autor mantém o direito autoral sob o artigo publicado e o periódico tem o direito de primeira publicação.

٠ Recomenda o uso dos critérios de autoria do CRediT (Contributor Roles Taxonomy).

٠ Adota o sistema iThenticate de detecção de similaridades.

٠ Adota ações de combate ao plágio e má conduta ética, alinhada às diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE).

Responsabilidade dos autores

O conteúdo dos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos/as autores/as. Ao submeter o artigo à RAE, os/as autores/as garantem que o manuscrito não contém quaisquer violação de direitos autorais ou direitos de terceiros e que o artigo não foi submetido à publicação em outro periódico.

Os processos referentes à política de direitos autorais e boas práticas dos artigos publicados na RAE são descritos também no Regulamento de Participação, o qual os/as autores/as deverão ler e aceitar no momento de submeter uma contribuição à revista.

Preservação Digital

RAE-Revista de Administração de Empresas   segue os padrões definidos no programa de Política de Preservação Digital do Programa SciELO.

Adicionalmente, a RAE utiliza o sistema LOCKSS, desenvolvido pela Universidade de Stanford, para criar um arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes. O sistema permite que essas bibliotecas criem arquivos permanentes do periódico para fins de preservação e restauração.

A RAE também faz parte da Rede de Serviços de Preservação Digital Cariniana do IBICT, que fornece preservação para qualquer periódico do sistema Open Journal System [OJS] no Brasil. Estando também incluídos em Diretórios de Políticas de depósitos, como o Diadorim.

Informações

Diretrizes para Autores

RAE Ética e Conduta

Para obter mais informações, escreva para: raeredacao@fgv.br