Missão

A missão da RAE é estimular uma comunidade internacional de acadêmicos de países em desenvolvimento a criar, aprimorar e testar teorias – e práticas empresariais nelas baseadas – alinhadas com sua realidade e voltadas para os novos tempos.

Visão 2030

Uma comunidade internacional de pesquisadores:

٠Produzindo e disseminando pesquisas de impacto na ciência, nas organizações e na sociedade.

٠ Contribuindo para a solução de problemas que afetam as organizações e a sociedade em países em desenvolvimento.

٠ Apontando novos temas e caminhos de investigação.

٠ Trabalhando para promover a conexão entre teoria e prática.

Princípios

٠ Fomento da pesquisa com benefícios para as organizações e a sociedade.

٠ Foco em temas de grande relevância para as organizações e para a sociedade.

٠ Promoção da conexão entre teoria e prática.

٠ Garantia do rigor metodológico.

٠ Reconhecimento da pluralidade de abordagens e paradigmas.

٠ Reconhecimento das particularidades dos países em desenvolvimento.

٠ Reconhecimento e respeito aos autores, revisores e editores associados.

٠ Promoção de uma linguagem científica objetiva e direta.

Nossa história

Lançada em 1961, a RAE apoiou o desenvolvimento do pensamento administrativo no Brasil e a consolidação da profissão de administrador.

A RAE iniciou sua internacionalização nos anos 2000, priorizando nações ibero-americanas e países em desenvolvimento.

Destaques da linha do tempo:

٠ 2002: início da internacionalização, com participação de membros estrangeiros no corpo de avaliadores e publicação de artigos de renomados autores do exterior.

٠ 2003: adesão aos princípios da Ciência Aberta, iniciada com acesso aberto a todo conteúdo produzido desde a criação da revista.

٠ 2003-2010: aprovação pelos principais indexadores de periódicos mundiais, tais como Journal Citation Reports, Web of Science/Clarivate, Scopus/Elsevier, Directory of Open Science Journals (DOAJ-Seal), Scientific Electronic Library Online (SciELO Brasil) – dentre mais de 30 indexações mundiais (ver Métricas e Indexadores).

٠ 2016: aprovação pelo COPE – Committee on Public Ethics, órgão de referência mundial em qualidade, rigor e práticas exemplares em editoria científica.

٠ 2021: inclusão no ranking AJG/ABS, ranking mundial de periódicos da área de Administração, publicado pela Association of Business School, Reino Unido.

٠ 2021-2022: Adesão à Ciência Aberta: fluxo contínuo de publicação; incentivo a autores e revisores a revelarem sua identidade e publicarem o relatório de avaliação; recomendação aos autores a disponibilizarem os dados de pesquisa.

Nossa mantenedora

A RAE é mantida pela Escola de Administração de Empresas, da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP), a primeira escola de administração de empresas criada no Brasil, em 1954, e atualmente a única detentora da tripla acreditação internacional: AACSB, EFMD e AMBA.

A FGV EAESP tem 240 professores e cerca de 4.000 alunos, em programas de graduação, pós-graduação executiva e pós-graduação acadêmica.

A instituição conta com 20 centros de pesquisa aplicada e é reconhecida por seu impacto organizacional e social, tendo recebido em 2021 o certificado do Business School Impact System (BSIS), da EFMD.

Além da RAE, a FGV EAESP patrocina mais quatro revistas, todas com acesso aberto:

٠ CGPC – Cadernos de Gestão Pública e Cidadania, uma revista acadêmica focada em gestão pública e políticas públicas.

٠ GV-executivo, uma revista voltada para gestores e professores de administração.

٠ GVcasos, uma revista especializada em casos de ensino e textos sobre o ensino e a aprendizagem em administração.

٠ RIC – Revista de Iniciação Científica, uma revista específica para a veiculação de trabalhos de jovens cientistas no campo da administração pública e de empresas.