Triangulação entre métodos na administração: gerando conversações paradigmáticas ou meras validações “convergentes”?

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Juliana Cristina Teixeira
Marco César Ribeiro Nascimento
Alexandre de Pádua Carrieri

Resumo

O objetivo deste artigo é buscar responder à seguinte questão: a triangulação como método tem sidoutilizada nas pesquisas em administração de uma perspectiva multiparadigmática, gerando conversaçõesentre paradigmas? Ou tem sido utilizada simplesmente no intuito de se realizar uma validação“convergente” entre os métodos na pesquisa? Para responder à questão, utilizou-se o banco de dadosreferente a 174 artigos que utilizaram a triangulação em três anais do EnAnpad. Esses artigos foramanalisados qualitativamente para verificar de que forma a triangulação foi conduzida, a fim de investigarse a combinação se ateve apenas no nível do método, ou se atingiu o âmbito paradigmático. O posicionamentoadotado pelos pesquisadores neste estudo é o de defender a importância da conversaçãoparadigmática para lidar com os fenômenos sociais característicos das pesquisas em administração. Osresultados demonstraram que a combinação de métodos tem sido adotada principalmente no intuito devalidação convergente, não implicando necessariamente conversações efetivas entre diferentes visõesde mundo e de conhecimento científico. O que se observa é sua aplicação principalmente em estudosnos quais predomina, em termos epistemológicos, uma visão positivista e, em termos metodológicos,uma postura nomotética.

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Como Citar
Teixeira, J. C., Nascimento, M. C. R., & Carrieri, A. de P. (2012). Triangulação entre métodos na administração: gerando conversações paradigmáticas ou meras validações “convergentes”?. Revista De Administração Pública, 46(1), 191 a 220. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/rap/article/view/7082
Seção
Artigos

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