Atar as mãos do sucessor ou seguir o vizinho? Difusão do acesso à informação nos municípios brasileiros
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Por que os atores políticos promovem a transparência pública? Estudos mostram que a adesão à transparência pode ser tanto politicamente estratégica, ou seja, para atar as mãos do sucessor, quanto resultado da observação da adoção da política feita por outros municípios, isto é, para minimizar o custo da informação. Testamos as motivações políticas e informacionais para explicar a adoção de leis de transparência com uma análise subnacional da difusão da LAI nos municípios brasileiros (2011-2019). Os resultados mostram que tanto o aprendizado quanto as motivações da estratégia política afetam a probabilidade de adoção da LAI. Fatores socioeconômicos também são importantes fatores explicativos. No entanto, uma análise dos efeitos heterogêneos mostra que o mecanismo de aprendizagem é relevante para reduzir o impacto dos fatores socioeconômicos. Isso significa que aprender com os vizinhos minimiza o custo da informação e a dependência de fatores estruturais para promover a transparência em nível local.
Downloads
Detalhes do artigo
A Revista de Administração Pública (RAP) compromete-se a contribuir com a proteção dos direitos intelectuais do autor. Nesse sentido:
- Adota a licença Creative Commoms BY (CC-BY) em todos os textos que publica, exceto quando houver indicação de específicos detentores dos direitos autorais e patrimoniais;
- Adota software de verificação de similaridade de conteúdo - plagiarismo (Crossref Similarity Check);
- Adota ações de combate ao plagio e má conduta ética, alinhada às diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE).
Mais detalhes do Código de Ética adotado pela RAP podem ser visualizados em Normas Éticas e Código de Conduta.
Referências
Alves, J. F., Miranda, A. R. A., Teixeira, M. A. C., & Souza, P. R. R. (2021). Ranking de transparência ativa de municípios do Estado de Minas Gerais: avaliação à luz da Lei de Acesso à Informação. Cadernos EBAPE.BR, 19(3), 564-581. Recuperado de https://doi.org/10.1590/1679-395120200135
Batista, M. (2015). Burocracia local e qualidade da implementação de políticas descentralizadas: uma análise da gestão de recursos federais pelos municípios brasileiros. Revista do Serviço Público, 66(3), 345-370. Recuperado de https://doi.org/10.21874/rsp.v66i3.571
Batista, M. (2017). A Difusão da Lei de Acesso à Informação nos Municípios Brasileiros: Fatores Internos e Externos (Cadernos Enap, 53). Brasília, DF: Escola Nacional de Administração Pública. Recuperado de https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/3125/1/Cadernos_53.pdf
Bentham, J. (1995). The panopticon writings. London, UK: Verso.
Berliner, D. (2014). The Political Origins of Transparency. Journal of Politics, 76(2), 479- 491. Recuperado de https://doi.org/10.1017/s0022381613001412
Berliner, D., & Aaron E. (2015). Competing for Transparency: Political Competition and Institutional Reform in Mexican States. American Political Science Review, 109(1), 110-128. Recuperado de https://doi.org/10.1017/S0003055414000616
Berry, F. S., & Berry, W. (1990). State Lottery Adoptions as Policy Innovations: An Event History Analysis. American Political Science Review, 84(2), 395-415. Recuperado de https://doi.org/10.2307/1963526
Berry, F. S., & Berry, W. (2007). Innovation and Diffusion Models in Policy Research. In P. A. Sabatier (Ed.), Theories of The Policy Process. Cambridge, UK: Westview Press.
Bolognesi, B., Ribeiro, E., & Codato, A. (2021, junho 30). A new ideological classification of the Brazilian political parties. SciELO Preprints. Recuperado de https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.2552
Box-Steffensmeier, J. M., & Jones B. S. (2004). Event History Modeling: A Guide for Social Scientists. New York, NY: Cambridge University Press.
Coêlho, D. B. (2012). Political Competition and the Diffusion of Conditional Cash Transfers in Brazil. Brazilian Political Science Review, 6(2), 56-87.
Ferejohn, J. (1986). Incumbent Performance and Electoral Control. Public Choice, 50(1/3), 5-25.
Fox, J. A. (2007). The Uncertain Relationship between Transparency and Accountability. Development in Practice, 17(4/5), 663-671. Recuperado de https://doi.org/10.1080/09614520701469955
Gilardi, F. (2010, julho). Who Learns What in Policy Diffusion Process? American Journal of Political Science, 54(3), 650-666. Recuperado de https://doi.org/10.1111/j.1540-5907.2010.00452.x
Gilardi, F., & Wasserfallen, F. (2019, novembro). The Politics of Policy Diffusion. European Journal of Political Research, 58(4), 1245-1256. Recuperado de https://doi.org/10.1111/1475-6765.12326
Graham, E. R., Shipan, C. R., & Volden, C. (2013). The Diffusion of Policy Diffusion Research in Political Science. British Journal of Political Science, 43(3), 673-701. Recuperado de https://doi.org/10.1017/S0007123412000415
Gray, V. (1973). Innovation in the States: A Diffusion Study. The American Political Science Review, 67(4), 1174-1185. Recuperado de https://doi.org/10.2307/1956539
Kosack, S., & Fung, A. (2014, maio). Does Transparency Improve Governance? Annual Review of Political Science, 17, 65-87. Recuperado de https://doi.org/10.1146/annurev-polisci-032210-144356
Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011. (2011). Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5º, no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição Federal; altera a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei nº 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991; e dá outras providências. Brasília, DF. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm
Meijer, A. (2013). Understanding the Complex Dynamics of Transparency. Public Administration Review, 73(3), 429-439. Recuperado de https://doi.org/10.1111/puar.12032
Meijer, A. (2015). Government Transparency in Historical Perspective: From the Ancient Regime to Open Data in the Netherlands. International Journal of Public Administration, 38(3), 189-199. Recuperado de https://doi.org/10.1080/01900692.2014.934837
Michener, G. (2011, abril). FOI laws around the world. Journal of Democracy, 22(2), 145- 159. Recuperado de https://doi.org/10.1353/jod.2011.0021
Michener, G. (2015a). Assessing Freedom of Information in Latin America a Decade Later: Illuminating a Transparency Causal Mechanism. Latin American Politics and Society, 57(3), 77-99. Recuperado de https://doi.org/10.1111/j.1548-2456.2015.00275.x
Michener, G. (2015b, janeiro). How Cabinet Size and Legislative Control Shape the Strength of Transparency Laws. Governance, 28(1), 77-94. Recuperado de https://doi.org/10.1111/gove.12075
Michener, G. (2015c, outubro). Policy evaluation via composite indexes: Qualitative lessons from international transparency policy indexes. World Development, 74, 184-196. Recuperado de https://doi.org/10.1016/j.worlddev.2015.04.016
Michener, G., Contreras, E., & Niskier, I. (2018). From Opacity to Transparency? Evaluating Access to Information in Brazil Five Years Later. Revista de Administração Pública, 52(4), 610-629. Recuperado de https://doi.org/10.1590/0034-761220170289
Michener, G., & Nichter, S. (2022, janeiro). Local compliance with national transparency legislation. Government Information Quarterly, 39(1), 101659. Recuperado de https://doi.org/10.1016/j.giq.2021.101659
Rogers, E. M. (1983). Diffusion of Innovations. New York, NY: The Free Press.
Shipan, C. R, & Volden, C. (2008). The Mechanisms of Policy Diffusion. American Journal of Political Science, 52(4), 840-857.
Stiglitz, J. E. (1999, janeiro 27). On Liberty, the Right to Know, and Public Discourse: The Role of Transparency in Public Life. Oxford, UK: Oxford Amnesty Lecture.
Sugiyama, N. B. (2008). Theories of Policy Diffusion: Social Sector Reform in Brazil. Comparative Political Studies, 41(2), 193-216. Recuperado de https://doi.org/10.1177/0010414007300916
Walker, J. L. (1969, setembro). The Diffusion of Innovations among the American States. The American Political Science Review, 63(3), 880-899. Recuperado de https://doi.org/10.2307/1954434