Uso do capital intelectual para avaliação de projetos de tecnologia educacional: o caso Proinfo
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Resumen
A teoria do capital intelectual vem sendo recentemente utilizada para medir ativos intangíveis de empresas privadas. Entretanto, o capital inte-lectual pode também ser usado para estimar e avaliar ativos intangíveis de projetos sociais, ou seja, aqueles que não possuem valor patrimonial nem valor de mercado. Este artigo apresenta um modelo heurístico para avaliar os resultados intangíveis resultantes da implementação da informática na educação, avaliando os capitais humano e de inovação associados a este empreendimento. O Proinfo, um programa brasileiro para implementar a utilização, em todo o país, de 100 mil computadores nas escolas públicas de ensino fundamental e médio, é analisado como um estudo de caso, de forma a ratificar a metodologia desenvolvida. Algumas conclusões são apre-sentadas, objetivando melhor compreender a dinâmica e a problemática global de uma intervenção nacional para o desenvolvimento de tecnologias de informação e comunicação na educação, bem como fornecer subsídios aos elaboradores de políticas públicas e aos pesquisadores em tecnologia educacional. Além disso, o artigo mostra as potencialidades da utilização do capital intelectual em projetos sociais, e não apenas em empresas com fins lucrativos.
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Cómo citar
Joia, L. A. (2001). Uso do capital intelectual para avaliação de projetos de tecnologia educacional: o caso Proinfo. Revista De Administração Pública, 35(2), 97 a 117. Recuperado a partir de https://periodicos.fgv.br/rap/article/view/6373
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Artículos
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