Avaliação de empresas públicas nos países em desenvolvimento: a perspectiva social

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Paulo Roberto Motta

Resumo

O problema central, na avaliação das empresas públicas, decorre da própria dificuldade em definir-se a própria natureza de uma empresa desse tipo. A boa avaliação exige bom conhecimento da natureza da entidade a ser avaliada. Controvérsias e ambiguidades sobre a definição das empresas públicas existem, ainda, apesar dos esforços substanciais para a clarificação, articulação, maior compreensão e uniformidade relativamente ao conceito de empresa pública. Além disso, a pluralidade de terminologia para indicar praticamente a mesma entidade, combinada com as diferenças nacionais, ajuda a criar mais confusão e maiores disparidades na definição da natureza das empresas públicas. Mesmo a denominação empresa pública significa, para um grande número de nações em desenvolvimento, uma terminologia fabricada para estabelecer uniformidade internacional sobre aquilo que tais países chamam de empresas governamentais, empresas estatais, paraestatais e assim por diante.

Nesses países, ser estatal ou paraestatal já significa que a empresa tem uma analogia com o Estado, ou situa-se ao lado dele para atender a determinadas funções de caráter público; inclui, portanto, o papel social do Estado moderno.

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Como Citar
Motta, P. R. (1984). Avaliação de empresas públicas nos países em desenvolvimento: a perspectiva social. Revista De Administração Pública, 18(2), 85 a 109. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/rap/article/view/10564
Seção
Artigos

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