A efetividade de programas sociais de acesso à educação superior: o caso do ProUni

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Luiz Alex Silva Saraiva
Adriana de Souza Nunes

Resumo

Um dos efeitos do acirramento generalizado da competição verificado atualmente éo aumento da demanda social por educação, o que pressiona o sistema educacionala equilibrar a relação entre oferta e demanda, o que em parte pode ser feito via acriação de programas sociais na área. Criado pelo governo federal para buscar esteajuste, o Programa Universidade para Todos (ProUni) objetiva ampliar o acesso debrasileiros de afrodescendentes, indígenas e de baixa renda à educação superior,uma iniciativa ainda pouco discutida no âmbito da administração, programa que,neste estudo, tem sua efetividade avaliada a partir da ótica de seus beneficiários. A pesquisa adotou uma perspectiva qualitativa, tendo sido abordados bolsistas doProUni por meio de entrevistas semiestruturadas em profundidade. Os resultadosrevelam que embora este programa atenda às expectativas de inclusão no ensinosuperior, sendo-lhe atribuídas diversas expectativas e evidências de ascensão profis-sional e social, há críticas consideráveis, o que indica a necessidade de ajustes porparte dos formuladores de políticas públicas educacionais. Em que pese o escopo doProUni, as conclusões indicam que, mesmo atingindo grande número de brasileiros,esta iniciativa mascara a necessidade de investimentos maciços em educação públicae de qualidade.

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Como Citar
Saraiva, L. A. S., & Nunes, A. de S. (2011). A efetividade de programas sociais de acesso à educação superior: o caso do ProUni. Revista De Administração Pública, 45(4), 941 a 964. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/rap/article/view/7022
Seção
Artigos