Dinâmica dos ajustes contratuais em concessão de rodovias no estado de São Paulo

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Adriana Bortolon Carvalho Cardoso
André Carlos Busanelli de Aquino
Francisco Anuatti Neto
Ricardo Lopes Cardoso

Resumo

A redefinição dos limites do Estado iniciada na década de 1990 no Brasil passou a incentivar ações de contracting-out nos diversos níveis da federação, expondo autoridades e especialistas à necessidade de discutir a dinâmica da regulação desses contratos que são intrinsecamente incompletos, dadas contingências não antecipáveis quando da negociação das condições e oferta. A concessão de rodovias em São Paulo foi estudada por meio de uma análise comparada das notificações e ajustes contratuais em 12 concessões de rodovias vigentes em 2006. Os dados triangulados com entrevistas realizadas na autoridade reguladora, a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), indicam que as renegociações encontradas não alteraram os termos gerais do contrato, mas sim o cronograma de obras e eventuais acréscimos de obras não previstas no programa original, preservando o equilíbrio financeiro inicial do contrato.

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Como Citar
Cardoso, A. B. C., de Aquino, A. C. B., Neto, F. A., & Cardoso, R. L. (2012). Dinâmica dos ajustes contratuais em concessão de rodovias no estado de São Paulo. Revista De Administração Pública, 46(5), 1295 a 1315. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/rap/article/view/7141
Seção
Artigos

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