Não fale do Elon Musk! A pesquisa jurídica no mestrado profissional

Autores

Palavras-chave:

Mestrado profissional, pós-graduação stricto sensu, metodologia de pesquisa, pesquisa jurídica, sociologia jurídica

Resumo

A discussão sobre programas de pós-graduação stricto sensu profissionais é relativamente recente no Brasil. O primeiro programa jurídico do tipo, um mestrado, foi implementado na Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP) em 2013. Apesar de terem enfrentado alguma resistência no início, programas de pós-graduação profissional são hoje parte da realidade acadêmica jurídica: atualmente, há 22 programas do tipo no Brasil e discute-se a possibilidade do doutorado profissional em Direito. Nesse contexto, torna-se importante refletir sobre a pesquisa jurídica realizada nesses espaços, buscando delimitá-la e contribuir para seu aperfeiçoamento. Este artigo visa a fazer isso. Com base na experiência de quase uma década da FGV DIREITO SP, busca-se identificar problemas comuns em projetos de pesquisa e trabalhos de conclusão apresentados ao programa, apontando suas possíveis causas e discutindo meios de evitá-los. Foram constatados dois grandes problemas: a falta de domínio de metodologia de pesquisa e o desconhecimento quanto ao papel da pesquisa jurídica no contexto mais amplo das ciências humanas. Como decorrência do primeiro, foram encontrados os seguintes problemas: (i) a ampliação exagerada dos temas, (ii) o mau uso das fontes e (iii) um desajuste de expectativas; do segundo: (iv) o sincretismo teórico, (v) o essencialismo jurídico e (vi) o reverencialismo.

Biografia do Autor

Emerson Ribeiro Fabiani, Fundação Getulio Vargas, Escola de Direito de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil

Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Diretor do FGV Law – Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP).

Mateus Matos Tormin, Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, São Paulo, São Paulo, Brasil

Doutorando e Mestre em Ciências Políticas na Universidade de São Paulo (USP). Bacharel em Direito e em Filosofia pela USP. Foi aluno do Linkage Program na Yale Law School (Estados Unidos).

Downloads

Publicado

2023-07-24

Edição

Seção

Artigos