Logística reversa: como as empresas comunicam o descarte de baterias e celulares?

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Jacques Demajorovic
Melby Karina Zuniga Huertas
Juliana Alves Boueres
Adilson Gonçalves da Silva
Aloisio Sousa Sotano

Resumo

A Lei 12.305 obriga as empresas fabricantes de celulares a estruturar programas de Logística Reversa e a comunicar seus clientes sobre como proceder após o término do ciclo de vida útil dos produtos. O objetivo desta pesquisa foi fazer um diagnóstico da comunicação de programas de Logística Reversa de empresas fabricantes de celulares no Brasil. Realizou-se uma pesquisa da perspectiva do consumidor, levantando as informações disponíveis em diversos canais de comunicação. O método abrangeu as técnicas de análise de conteúdo, entrevistas e levantamento. Os resultados evidenciam que as empresas investigadas não estão alinhadas com a legislação vigente. Nenhum dos programas estudados comunica adequadamente os consumidores de forma a estimular a sua participação no fluxo reverso dos produtos pós-consumo. Revelou-se também um descompasso entre intenção comportamental e comportamento dos consumidores potencializado pela deficiências de comunicação aqui identificadas.

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Como Citar
DEMAJOROVIC, J.; HUERTAS, M. K. Z.; BOUERES, J. A.; SILVA, A. G. da; SOTANO, A. S. Logística reversa: como as empresas comunicam o descarte de baterias e celulares?. RAE-Revista de Administração de Empresas, [S. l.], v. 52, n. 2, p. 165–178, 2012. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/30572. Acesso em: 22 jul. 2024.
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