A fenomenologia e a pesquisa dos espaços de serviços

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José Luis Felício dos Santos de Carvalho
Sylvia Constant Vergara

Resumo

A compreensão das experiências interativas e das vivências essenciais dos consumidores com os ambientes físicos de serviços não parece estar sendo adequadamente suprida por meio dos procedimentos metodológicos convencionais. No entanto, a recente emergência da perspectiva epistemológica da fenomenologia, e sua conseqüente metodologia em Marketing, vem constituindo-se como opção particularmente interessante e promissora para propiciar um melhor conhecimento daquelas situações. Embora seja assim, essa abordagem metodológica tem encontrado poucas formalizações acadêmicas capazes de ampliar seu uso por pesquisadores. Dessa forma, a proposta do presente ensaio é apresentar argumentos, procedimentos e formas pelas quais a fenomenologia pode constituir-se como opção metodológica adequada para a pesquisa dos espaços físicos de serviços.

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Como Citar
CARVALHO, J. L. F. dos S. de; VERGARA, S. C. A fenomenologia e a pesquisa dos espaços de serviços. RAE-Revista de Administração de Empresas, [S. l.], v. 42, n. 3, p. 78–91, 2002. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/37617. Acesso em: 3 jul. 2024.
Seção
Mercadologia