Ad blocking: Discursos de adoção e de anticonsumo da publicidade
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A presente pesquisa investiga os discursos em torno do uso dos ad blockers. A partir de entrevistas em profundidade com consumidores que ativaram bloqueadores, três discursos emergiram em torno dessa tecnologia: 1) autonomia e controle dos efeitos da publicidade; 2) trocas na internet: assimetria, paradoxos e busca de equidade e 3) eficiência e conveniência. A partir desses resultados, discute-se o posicionamento dos estudos de anticonsumo como o estudo das “razões contra” o consumo. O trabalho propõe abordagens complementares na pesquisa de anticonsumo, menos baseadas nos aspectos intencionais e conscientes dos consumidores e na noção de poder como entidade disputada pelos atores.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
A RAE compromete-se a contribuir com a proteção dos direitos intelectuais do autor. Nesse sentido:
- adota a licença Creative Commoms BY (CC-BY) em todos os textos que publica, exceto quando houver indicação de específicos detentores dos direitos autorais e patrimoniais;
- adota software de detecção de similaridades;
- adota ações de combate ao plagio e má conduta ética, alinhada às diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE)
Referências
Acevedo, C. R., Nohara, J. J., Campanario, M. A., & Telles, C. C. P. (2009). Ética da propaganda sob o olhar dos publicitários. RAE-eletrônica, 8(1). Recuperado de https://rae.fgv.br/rae-eletronica. doi:10.1590/ S1676-56482009000100005
Alden, D. L., Kelley, J. B., Riefler, P., Lee, J. A., & Soutar, G. N. (2013). The effect of global company animosity on global brand attitudes in emerging and developed markets: Does perceived value matter? Journal of International Marketing, 21(2), 17-38. doi:10.1509/jim.12.0086
Barros, D. F., Sauerbronn, J. F. R., Costa, A. M., Darbilly, L. V. C., & Ayrosa, E. A. T. (2010). Download, pirataria e resistência: Uma investigação sobre o consumidor de música digital. Comunicação, Mídia e Consumo, 7(18), 125-151. doi:10.18568/cmc.v7i18.188
Belk, R. (2010). Sharing. Journal of Consumer Research, 36(5), 715-734. doi:10.1086/612649
Belk, R., Fischer, E., & Kozinets, R. (2013). Qualitative consumer and marketing research. London, UK: Sage.
Bowen, G. A. (2008). Naturalistic inquiry and the saturation concept: A research note. Qualitative Research, 8(1), 137-152. doi:10.1177/1468794107085301
Castro, F. E., Oliveira, L. C. V., & Muÿlder, C. F. (2017). Análise do discurso publicitário: Estratégias discursivas. Revista Pretexto, 18(2), 135-154.
Chatzidakis, A., & Lee, M. S. W. (2013). Anti-consumption as the study of reasons against. Journal of Macromarketing, 33(3), 190-203. doi:10.1177/0276146712462892
Cherrier, H. (2009). Anti-consumption discourses and consumer-resistant identities. Journal of Business Research, 62(2), 181-190. doi:10.1016/j.jbusres.2008.01.025
Cho, C. & Cheon, H. (2004). Why do people avoid advertising on the internet?, Journal of Advertising, 33(4), 89-97. doi:10.1080/009133 67.2004.10639175
Comassetto, B. H., Solalinde, G. P., Souza, J. V. R., Trevisan, M., Abdala, P. R. Z., & Rossi, C. A. V. (2013). Nostalgia, anticonsumo simbólico e bem-estar: A agricultura urbana. Revista de Administração de Empresas, 53(4), 364-375. doi:10.1590/S0034-75902013000400004
Costa, A. S. M., & Pessôa, L. A. G. P. (2016). História e memória no discurso publicitário na Revista Veja. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, 10(1), 19-35. doi:10.12712/rpca.v10i1
Dalmoro, M., Peñaloza, L., & Nique, W. M. (2014). Resistência do consumidor: Diferentes estágios teóricos de um mesmo conceito. REMark-Revista Brasileira de Marketing, 13(1), 119-132. doi:10.5585/ remark.v13i1.2531
De Certeau, M. (1984). The practice of everyday life. Berkeley, CA: University of California Press.
Duff, B. R., & Faber, R. J. (2011). Missing the mark. Journal of Advertising, 40(2), 51-62. doi:10.2753/JOA0091-3367400204
Denegri-Knott, J., Zwick, D., & Schroeder, J. E. (2006). Mapping consumer power: An integrative framework for marketing and consumer research. European Journal of Marketing, 40(9/10), 950- 971. doi:10.1108/03090560610680952
Dolbec, P. Y., & Fischer, E. (2015). Refashioning a field? Connected consumers and institutional dynamics in markets. Journal of Consumer Research, 41(6), 1447-1468. doi:10.1086/680671
Elmer, G. (2004). Profiling machines. Cambridge, MA: MIT Press.
Fransen, M. L. V., Peeter, W. J., Kirmani, A. & Smit, E. G. (2015). A typology of consumer strategies for resisting advertising, and a review of mechanisms for countering them. International Journal of Advertising, 34(1), 6-16. doi:10.1080/02650487.2014.995284
Fontanella, B. J. B., Luchesi, B. R., Saidel, M. G. B., Ricas, J., Turato, E. R., & Melo, D. G. (2011). Amostragem em pesquisas qualitativas: Proposta de procedimentos para constatar saturação teórica. Cadernos de Saúde Pública, 27(2), 389-394. doi:10.1590/S0102-311X2011000200020
Galvagno, M. (2011). The intellectual structure of the anti-consumption and consumer resistance field: An author co-citation analysis. European Journal of Marketing, 45(11/12), 1688-1701. doi:10.1108/03090561111167441
Grant, D., Keenoy, T., & Oswick, C. (1998). Introduction: Organizational discourse: Of diversity, dichotomy, and multidisciplinarity. In D. Grant, T. Keenoy, & C. Oswick (Eds.), Discourse and organization (pp. 1-13). London, UK: Sage.
Hollander, J., & Einwohner, R. (2004). Conceptualizing resistance. Sociological Forum, 19(4), 533-554. doi:10.1007/s11206-004-0694-5
Holt, D. B. (2002). Why do brands cause trouble? A dialectical theory of consumer culture and branding. Journal of Consumer Research, 29(1), 70-90. doi:10.1086/339922
Iyer, R., & Muney, J. (2009). Purpose and object of anti-consumption. Journal of Business Research, 62(2), 160-168. doi:10.1016/j. jbusres.2008.01.023
Izberk-Bilgin, E. (2010). An interdisciplinary review of resistance to consumption, some marketing interpretations, and future research suggestions. Consumption, Markets and Culture, 13(3), 299-323. doi:10.1080/10253861003787031
Izberk-Bilgin, E. (2012). Infidel brands: Unveiling alternative meanings of global brands at the nexus of globalization, consumer culture, and Islamism. Journal of Consumer Research, 39(4), 663-687. doi:10.1086/665413
Kozinets, R. V., & Handelman, J. M. (2004). Adversaries of consumption: Consumer movements, activism, and ideology. Journal of Consumer Research, 31(3), 691-704. doi:10.1086/425104
Kraemer, F., Silveira, T., & Rossi, C. A. V. (2012). Evidências cotidianas de resistência ao consumo como práticas individuais na busca pelo desenvolvimento sustentável. Cadernos EBAPE.BR, 10(3), 677-700. doi:10.1590/S1679-39512012000300012
Lee, M., Roux, D., Cherrier, H., & Cova, B. (2011). Anti-consumption and consumer resistance: Concepts, concerns, conflicts and convergence. European Journal of Marketing, 45(11/12),1680-1687. doi:10.1108/ ejm.2011.00745kaa.001
MacInnis, D. J., & Folkes, V. S. (2010, April). The disciplinary status of consumer behavior: A sociology of science perspective on key controversies. Journal of Consumer Research, 36(6), 899-914. doi:10.1086/644610
Moisander, J., Valtonen, A., & Hirsto, H. (2009). Personal interviews in cultural consumer research–post structuralist challenges. Consumption, Markets and Culture, 12(4), 329-348. doi:10.1080/10253860903204519
Morato, R. D. S., Arcoverde, M. T. B., & Leal, M. V. (2017). A solidão na cibercultura e o discurso do consumo consciente: Um estudo da campanha “#Usarbempegabem” da Vivo. Revista Brasileira de Marketing, 16(1), 55-67.
Oliveira, R. C. A., Pessôa, L. A. G. P., & Ayrosa, E. A. T. (2017). Resistência, jamming e antipublicidade: Uma análise dos Spoof Ads da AdBusters Media Foundation. Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade, 4(11), 1373-1437.
PageFair. (2017). The state of the blocked web: 2017 global ad blocking report. Recuperado de https://pagefair.com/downloads/2017/01/PageFair-2017-Adblock-Report.pdf
PageFair & Adobe. (2015). The cost of ad blocking: Pagefair and Adobe 2015 Ad Blocking Report. Recuperado de https://downloads.pagefair. com/wp-content/uploads/2016/05/2015_report-the_cost_of_ad_blocking.pdf
Peñaloza, L., & Price, L. (1993). Consumer resistance: A conceptual overview. In L. McAlister & M. L. Rothschild (Eds.), Advances in Consumer Research (v. 20, pp. 123-128). Recuperado de http://acrwebsite.org/volumes/7423/volumes/v20/NA-20
Penrod, J., Preston, D. B., Cain, R. E., & Starks, M. T. (2003). A discussion of chain referral as a method of sampling hard-to-reach populations. Journal of Transcultural Nursing, 14(2), 100-107. doi:10.1177/1043659602250614
Rogers, E. M. (1962). The diffusion of innovations. New York, NY: The Free Press.
Rook, D. W. (2006). Let’s pretend: Projective methods reconsidered. In R. W. Belk (Ed.), Handbook of qualitative research methods in marketing (pp. 143-155). Cheltenham, UK: Edward Elgar.
Roux, D. (2007). Consumer resistance: Proposal for an integrative framework. Recherche et Applications en Marketing, 22(4), 59-79. doi:10.1177/205157070702200403
Sandikci, Ö., & Ekici, A. (2009). Politically motivated brand rejection. Journal of Business Research, 62(2), 208-217. doi:10.1016/j.jbusres.2008.01.028
Shin, W. & Lin, T. T.-C. (2016). Who avoids location-based advertising and why? Investigating the relationship between user perceptions and advertising avoidance. Computers in Human Behavior, 63, 444- 452. doi:10.1016/j.chb.2016.05.036
Suarez, M., Chauvel, M. A., & Casotti, L. (2012). Motivações e significados do abandono de categoria: Aprendizado a partir da investigação com ex-fumantes e ex-proprietários de automóveis. Cadernos EBAPE.BR, 10(2), 411-434. doi:10.1590/S1679-39512012000200010
Thompson, C. J. (1997). Interpreting consumers: A hermeneutical framework for deriving marketing insights from the texts of consumers’ consumption stories. Journal of Marketing Research, 34(4), 438-455. doi:10.2307/3151963
Thompson, C. J. (2004). Marketplace mythology and discourses of power. Journal of Consumer Research, 31(1), 162-180. doi:10.1086/383432
Varman, R., & Belk, R. W. (2009). Nationalism and ideology in an anticonsumption movement. Journal of Consumer Research, 36(4), 686-700. doi:10.1086/600486
Zwick, D., & Denegri-Knott, J. (2009). Manufacturing customers: The database as new means of production. Journal of Consumer Culture, 9(2), 221-247. doi:10.1177/1469540509104375
Zwick, D., & Dholakia, N. (2004). Whose identity is it anyway? Consumer representation in the age of database marketing. Journal of Macromarketing, 24(1), 31-43. doi:10.1177/0276146704263920.