Humor como catalisador e neutralizador da eficácia da liderança

Conteúdo do artigo principal

Filipe Sobral
Liliane Furtado
Gazi Islam

Resumo

Este estudo examina os efeitos da (in)consistência de comportamentos de liderança na promoção (ou supressão) de relevantes resultados de trabalho de empregados temporários, como é o caso de estagiários. Especificamente, para melhor entender os impulsionadores da eficácia dos estágios, avaliamos em que medida o estilo de humor do supervisor interage com o seu estilo de liderança, transmitindo mensagens implícitas sobre a relação organizacional e de supervisão, moldando, assim, as atitudes e os comportamentos dos estagiários. Usando uma amostra de 164 estagiários, com dados coletados em duas ondas, examinamos empiricamente o efeito moderador do humor (afiliativo e agressivo) na relação entre estilos de liderança (transformacional e laissez-faire), atitudes (satisfação e estresse) e comportamentos (negligência e intenções de permanência). Os resultados corroboraram as hipóteses de pesquisa, sugerindo que o humor precisa ser consistente com os estilos de liderança para promover as respostas atitudinais e comportamentais adequadas,
com diferentes tipos de humor interagindo de maneira diferente com os estilos de liderança. Implicações para futuras pesquisas são discutidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
SOBRAL, F.; FURTADO, L.; ISLAM, G. Humor como catalisador e neutralizador da eficácia da liderança. RAE-Revista de Administração de Empresas, [S. l.], v. 59, n. 5, p. 313–326, 2019. DOI: 10.1590/S0034-759020190502. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/80352. Acesso em: 22 jul. 2024.
Seção
Artigos