A expectativa em relação ao treinamento influencia o impacto das ações de capacitação?
Contenido principal del artículo
Resumen
O aumento da importância da área de treinamento e desenvolvimento para asorganizações vem alimentando o interesse em investigar o impacto das ações decapacitação. Este estudo teve como principal objetivo identificar se característicasindividuais influenciam o desempenho no trabalho das tarefas treinadas. A pesquisa,de natureza quantitativa, foi realizada em uma autarquia federal, com aplicaçãode questionários com escalas previamente validadas, em três momentos: antes doevento de capacitação (medição das expectativas em relação ao treinamento — 472 questionários); imediatamente após o curso (avaliação da reação — 485 questionários);e quatro meses após o término do curso (avaliação do impacto do treinamento— 296 questionários). Os principais resultados apontam índices elevados para asexpectativas em relação ao treinamento, sendo mais altos entre mulheres, pessoascom escolaridade mais baixa e ocupantes do cargo de assistente. Também foi altaa percepção do impacto do treinamento no trabalho, sobretudo entre os treinandoscom escolaridade mais baixa, aqueles que participaram de treinamentos de naturezacognitiva, aqueles que tinham expectativas de melhoria além da performance ereações mais positivas. São discutidas implicações teóricas e práticas dos resultadosencontrados e é apresentada sugestão de agenda de pesquisa.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Detalles del artículo
Cómo citar
Gonçalves, A., & Mourão, L. (2011). A expectativa em relação ao treinamento influencia o impacto das ações de capacitação?. Revista De Administração Pública, 45(2), 483 a 513. Recuperado a partir de https://periodicos.fgv.br/rap/article/view/7001
Número
Sección
Artículos
La Revista de Administração Pública (RAP) se compromete a contribuir con la protección de los derechos intelectuales del autor. En ese sentido:
- Adopta la licencia Creative Commoms BY (CC-BY) en todos los textos que publica, excepto cuando hay una indicación de titulares específicos de derechos de autor y derechos de propiedad;
- Adopta software de verificación de similitud de contenido - Plagio (Crossref Similarity Check);
- Adopta acciones para combatir el plagio y la mala conducta ética, alineado con las directrices del Committee on Publication Ethics (COPE).
Más detalles del Código de Ética adoptado por RAP pueden ser vistos en Normas éticas y Código de conducta.