Dois pesos e duas medidas na sala de aula: análise das redes sociossemânticas de categorização operadas por professores

Conteúdo do artigo principal

Gabriela Lotta
https://orcid.org/0000-0003-2801-1628
Charles Kirschbaum
https://orcid.org/0000-0003-2618-2597

Resumo

Este artigo analisa categorias operadas por burocratas ao classificar tipos de usuários e seus efeitos em distribuição de serviços, observando contextos de alta desigualdade e políticas universais. Para tanto, analisa de que modo professores, como burocratas de nível de rua, implementam a política categorizando diferentes tipos de alunos. Adotamos aqui a lente analítica de esquemas culturais, que considera que indivíduos internalizam associações entre categorias oficiais e sociais (informais). Os dados analisados foram coletados de vinhetas aplicadas com 40 professores da rede municipal de São Paulo. Investigamos o uso de categorias por meio de redes sociossemânticas e semânticas de categorizações e construção de cadeias de encaminhamentos. Os resultados apontam que os professores mobilizam de forma concomitante categorias oficiais e sociais, bem como que a introdução da variável “vulnerabilidade” nos casos abre espaço para introdução de categorias sociais que geram diferentes tipos de tratamento para alunos com comportamentos similares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Lotta, G., & Kirschbaum, C. (2022). Dois pesos e duas medidas na sala de aula: análise das redes sociossemânticas de categorização operadas por professores. Revista De Administração Pública, 56(1), 100–133. https://doi.org/10.1590/0034-761220200633
Seção
Artigos

Referências

Basov, N., Breiger, R., & Hellsten, I. (2020). Socio-semantic and other dualities. Poetics, 78, 101433.

Borgatti, S. P., Everett, M. G., & Freeman, L. C. (2002). Ucinet for Windows: Software for social network analysis. Harvard, MA: Analytic Technologies.

Botelho, F., Madeira, R. A., & Rangel, M. A. (2015). Racial discrimination in grading: Evidence from Brazil. American Economic Journal: Applied Economics, 7(4), 37-52.

Brodkin, E. Z. (2012). Reflections on street‐level bureaucracy: past, present, and future. Public Administration Review, 72(6), 940-949.

Costa, M. I. S., & Lotta, G. S. (2021). De "doentes mentais" a "cidadãos": análise histórica da construção das categorias políticas na saúde mental no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, 26(suppl 2), 3467-3489.

D’Andrade, R. (2005). Some methods for studying cultural cognitive structures. In N. Quinn (Ed.), Finding culture in talk (pp. 83-104). New York, NY: Palgrave Macmillan.

Dubois, V. (1999). La vie au guichet: Relation administrative et traitement de la misère. (2a ed.). Paris, France: Economica.

Epp, C. R., Maynard-Moody, S., & Haider-Markel, D. P. (2014). Pulled over: How police stops define race and citizenship. Chicago, Illinois: University of Chicago Press.

Evans, T. (2010). Professionals, managers and discretion: Critiquing street-level bureaucracy. The British Journal of Social Work, 41(2), 368-386.

Fassin, D., Bouagga, Y., Coutant, I., Eideliman, J. S., Fernandez, F., Fischer, N., ... Roux, S. (2015). At the Heart of the State. London, UK: Pluto Press.

Finch, J. (1987). The vignette technique in survey research. Sociology, 21(1), 105-114.

Frigotto, M. L., & Riccaboni, M. (2011). A few special cases: scientific creativity and network dynamics in the field of rare diseases. Scientometrics, 89(1), 397-420.

Fuhse, J., Stuhler, O., Riebling, J., & Martin, J. L. (2020). Relating social and symbolic relations in quantitative text analysis. A study of parliamentary discourse in the Weimar Republic. Poetics, 78, 101363.

Ghaziani, A., & Baldassarri, D. (2011). Cultural anchors and the organization of differences: A multi-method analysis of LGBT marches on Washington. American Sociological Review, 76(2), 179-206.

Godart, F. C., & Claes, K. (2017). Semantic Networks and the Market Interface: Lessons from Luxury Watchmaking. In P. Groenewegen, J. E. Ferguson, C. Moser, J. W. Mohr, & S. P. Borgatti (Eds.), Structure, Content and Meaning of Organizational Networks (Research in the Sociology of Organizations, vol. 53, pp. 113-141). Emerald Publishing Limited.

Harrits, G. S. (2019a). Stereotypes in context: How and when do street‐level bureaucrats use class stereotypes? Public Administration Review, 79(1), 93-103.

Harrits, G. S. (2019b). Using vignettes in street-level bureaucracy research. In P. Hupe (Ed.), Research Handbook on Street-Level Bureaucracy. Cheltenham, UK: Edward Elgar Publishing.

Harrits, G. S., & Møller, M. Ø. (2011). Categories and categorization: towards a comprehensive sociological framework. Distinktion: Scandinavian journal of social theory, 12(2), 229-247.

Harrits, G. S., & Møller, M. Ø. (2013). Constructing at-risk target groups. Critical Policy Studies, 7(2), 155-176.

Hunzaker, M. F., & Valentino, L. (2019). Mapping cultural schemas: From theory to method. American Sociological Review, 84(5), 950-981.

Lareau, A. (2003). Unequal childhoods: Class, race, and family life. Berkeley, California: University of California Press.

Lewandowsky, S., Ecker, U. K. H., Seifert, C. M., Schwarz, N., & Cook, J. (2012). Misinformation and Its Correction: Continued Influence and Successful Debiasing. Psychological Science in the Public Interest, 13(3), 106-131.

Lipsky, M. (2010). Street-level bureaucracy: Dilemmas of the individual in public service. New York, NY: Russell Sage Foundation.

Lotta, G. S. (2015). Burocracia e implementação de políticas de saúde: os agentes comunitários na Estratégia Saúde da Família. Rio de Janeiro, RJ: Editora Fiocruz.

Lotta, G. S. (2019). A política pública como ela é: contribuições dos estudos sobre implementação para a análise de políticas públicas. In G. S. Lotta (Org.), Teoria e análises sobre implementação de políticas públicas no Brasil. Brasília, DF: Enap.

Lotta, G. S., & Pires, R. (2019). Street-level bureaucracy research and social inequality. In P. Hupe (Ed.), Research Handbook on Street-Level Bureaucracy. Cheltenham, UK: Edward Elgar Publishing.

Maynard-Moody, S., & Musheno, M. (2003). Cops, teachers, counselors: Stories from the front lines of public service. Ann Arbor, Michigan: University of Michigan Press.

Maynard-Moody, S., & Musheno, M. (2015). Playing the rules: Discretion in social and policy context. In P. Hupe, M. Hill, & A. Buffat (Eds.), Understanding street-level bureaucracy (pp. 169-86). Bristol, UK: University of Bristol.

Mohr, J. W. (1994). Soldiers, mothers, tramps and others: Discourse roles in the 1907 New York City charity directory. Poetics, 22(4), 327-357.

Møller, M. Ø. (2009). Solidarity and categorization: Solidarity perceptions and categorization practices among Danish social workers (Doctoral Dissertation). Aalborg University, Aalborg, Denmark.

Møller, M. Ø., & Stensöta, H. O. (2019). Welfare state regimes and caseworkers’ problem explanation. Administration & Society, 51(9), 1425-1454.

Nunes, S., & Lomônaco, J. F. B. (2010). O aluno cego: preconceitos e potencialidades. Psicologia Escolar e Educacional, 14(1), 55-64.

Oliveira, M. M., & Carvalho, C. P. (2019). Enfrentando o fracasso escolar no nível local: a atuação discricionária de professores e diretores escolares na implementação de uma política educacional. In R. R. C. Pires (Org.), Implementando desigualdades: reprodução de desigualdades na implementação de políticas públicas. Brasília, DF: Ipea.

Oorschot, W. (2008). Solidarity towards immigrants in European welfare states. International Journal of Social Welfare, 17(1), 3-14.

Pires, R. R. C. (2019). Implementando desigualdades: reprodução de desigualdades na implementação de políticas públicas. Brasília, DF: Ipea.

Prottas, J. M. (1979). People processing: The street-level bureaucrat in public service bureaucracies. Lanham, MD: Lexington Books.

Roth, C., & Cointet, J. P. (2010). Social and semantic coevolution in knowledge networks. Social Networks, 32(1), 16-29.

Rothstein, B. (1998). Just institutions matter: The moral and political logic of the universal welfare state. Cambridge, UK: Cambridge university press.

Rothstein, B. O., & Teorell, J. A. (2008). What is quality of government? A theory of impartial government institutions. Governance, 21(2), 165- 190.

Schneider, A. L., & Ingram, H. M. (2005). Deserving and entitled: Social constructions and public policy. Albany, NY: SUNY Press.

Schudson, M. (1989). How culture works. Theory and Society, 18(2), 153-180.

Soss, J., Fording, R. C., & Schram, S. F. (2011). Disciplining the poor: Neoliberal paternalism and the persistent power of race. Chicago, Illinois: University of Chicago Press.

Stone, D. (2002). Policy paradox and political reason. New York, NY: Harper Collins.

Strauss, C., & Quinn, N. (1997). A cognitive theory of cultural meaning. Cambridge, UK: Cambridge University Press.

Zacka, B. (2017). When the state meets the street: Public service and moral agency. Cambridge, MA: Harvard University Press.