Quando a autonomia é necessária para o desempenho: defensoria pública do Brasil

Conteúdo do artigo principal

Bernardo Oliveira Buta
https://orcid.org/0000-0002-8936-3697
Marco Antonio Carvalho Teixeira
https://orcid.org/0000-0003-3298-8183
Antonio Sergio Araujo Fernandes
https://orcid.org/0000-0002-4171-7759

Resumo

As Defensorias Públicas (DPs) são responsáveis por prover assistência jurídica a cidadãos em situação de vulnerabilidade social e econômica. Essas organizações litigam diretamente contra o Estado para garantir a prestação de serviços públicos e evitar abusos ou desvios por parte do governo. Portanto, autonomia tende a ser relevante para que essas organizações cumpram sua missão. O trabalho tem como objetivo analisar a relação entre autonomia e desempenho nas DPs brasileiras. O trabalho testa a percepção de impacto entre autonomia e desempenho das DPs brasileiras. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com burocratas de 27 DPs brasileiras e a análise dos dados foi realizada por meio de modelagem de equações estruturais. As variáveis observadas incluem, além de desempenho e autonomia, disponibilidade de recursos, competências e responsabilização. Os resultados indicam que a percepção nessas organizações é de que elas devem operar de forma autônoma, longe de influências políticas, para que possam desempenhar sua missão da melhor forma. As capacidades dos burocratas também são um fator relevante no desempenho dessas organizações, assim como a accountability. No entanto, não houve relação significativa entre a disponibilidade de recursos e o desempenho percebido. As contribuições deste estudo incluem a obtenção de evidências de validade empírica para mensurar os construtos autonomia, disponibilidade de recursos, capacidades e accountability e seu impacto no desempenho das DPs.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Buta, B. O., Teixeira, M. A. C., & Fernandes, A. S. A. (2022). Quando a autonomia é necessária para o desempenho: defensoria pública do Brasil. Revista De Administração Pública, 56(4), 488–507. https://doi.org/10.1590/0034-761220220047
Seção
Artigos

Referências

Abramo, C. W. (2010). Tempos de Espera no Supremo Tribunal Federal. Direito GV, 6(2), 423-442. Recuperado de https://doi.org/10.1590/S1808-24322010000200004

Akutsu, L., & Guimarães, T. A. (2015). Governança Judicial: proposta de modelo teórico-metodológico. Revista de Administração Pública, 49(4), 937-958. Recuperado de https://doi.org/10.1590/0034-7612116774

Anand, P., Exworthy, M., Frosini, F., & Jones, L. (2012). Autonomy and improved performance: lessons from an NHS policy reform. Public Money & Management, 32(3), 209-216. Recuperado de https://doi.org/10.1080/09540962.2012.676279

Beenstock, M., & Haitovsky, Y. (2004, setembro). Does the appointment of judges increase the output of the judiciary? International Review of Law and Economics, 24(3), 351-369. Recuperado de https://doi.org/10.1016/j.irle.2004.10.006

Beer, C. C. (2006). Judicial Performance and the Rule of Law in the Mexican States. Latin American Politics and Society, 48(3), 33-61. Recuperado de https://doi.org/10.1111/j.1548-2456.2006.tb00355.x

Beers, D. J. (2012). Judicial Self-Governance and the Rule of Law: evidence from Romania and the Czech Republic. Problems of Post-Communism, 59(5), 50-67. Recuperado de https://doi.org/10.2753/PPC1075-8216590504

Bertelli, A. M. (2006). The Role of Political Ideology in the Structural Design of New Governance Agencies. Public Administration Review, 66(4), 583-595. Recuperado de https://doi.org/10.1111/j.1540-6210.2006.00618.x

Bollen, K. A. (1989). Structural Equations With Latent Variables. Chapel Hill, NC: Wiley.

Braadbaart, O., Van Eybergen, N., & Hoffer, J. (2007, maio). Managerial Autonomy: does it matter for the performance of water utilities? Public Administration and Development, 27(2), 111-121. Recuperado de https://doi.org/10.1002/pad.447

Buta, B. O. (2019). Autonomy and Capacities of Public Defender’s Offices in Latin America. In Proceedings of the IRSPM expert meeting: Design-led Approaches to Renewing Public Management and Governance, Rotterdam, Netherlands.

Buta, B. O. (2021). The autonomy of public defender's offices: a systematic comparison between Latin American countries. International Journal of Public Sector Management, 34(5), 586-601. Recuperado de https://doi.org/10.1108/IJPSM-09-2020-0241

Buta, B. O., Gomes, A. O., & Lima, C. M. (2020). Proposta de um Índice de Desempenho para a Defensoria Pública da União. Direito GV, 16(2), 1-19. Recuperado de http://dx.doi.org/10.1590/2317-6172201959

Cavalcante, P., & Lotta, G. (2021). Are Governance Modes Alike? An Analysis Based on Bureaucratic Relationships and Skills. International Journal of Public Administration, 45(4), 319-334. Recuperado de https://doi.org/10.1080/01900692.2021.1874983

Cavalcante, P., & Pereira, A. (2019). Do State capacity dimensions differently affect policy areas performance? An analysis of a federal government. In Proceedings of the 4º International Conference on Public Policy, Montreal, Canada.

Christensen, R. K., & Gazley, B. (2008). Capacity for Public Administration: analysis of meaning and measurement. Public Administration and Development, 28(4), 265-279. Recuperado de https://doi.org/10.1002/pad.500

Cingolani, L., Thomsson, K., & Denis, C. (2015, agosto). Minding Weber More Than Ever? The Impacts of State Capacity and Bureaucratic Autonomy on Development Goals. World Development, 72, 191-207. Recuperado de http://dx.doi.org/10.1016/j.worlddev.2015.02.016

Cortina, J. M., Chen, G., & Dunlap, W. P. (2001). Testing Interaction Effects in LISREL: Examination and Illustration of Available Procedures. Organizational Research Methods, 4(4), 324-360. Recuperado de https://doi.org/10.1177/109442810144002

Cunha, A. S. (2020). Public Defenders' Offices In Brazil: Access To Justice, Courts, And Public Defenders. Indiana Journal of Global Legal Studies, 27(1), 273-287. Recuperado de https://doi.org/10.2979/indjglolegstu.27.1.0273

Cunha, L. G., Oliveira, F. L., & Glezer, R. E. (2014). Brazilian Justice Confidence Index: measuring public perception on judicial performance in Brazil. International Law, 25, 445-472. Recuperado de https://doi.org/10.11144/Javeriana.il14-25.bJCI

D’Almeida, A. C., & Klingner, D. E. (2008). FEMA and the Witt Revolution: Testing the Hypothesis of “Bureaucratic Autonomy”. Public Organization Review, 8, 291-305. Recuperado de https://doi.org/10.1007/s11115-008-0060-9

Fukuyama, F. (2013, July). What Is Governance? Governance, 26(3), 347-368. Recuperado de https://doi.org/10.1111/gove.12035

Gilardi, F. (2002). Policy credibility and delegation to independent regulatory agencies: a comparative empirical analysis. Journal of European Public Policy, 9(6), 873-893. Recuperado de https://doi.org/10.1080/1350176022000046409

Gomes, A. O., Alves, S. T., & Silva, J. T. (2018). Effects of investment in information and communication technologies on productivity of courts in Brazil. Government Information Quarterly, 35(3), 480-490. Recuperado de https://doi.org/10.1016/j.giq.2018.06.002

Gomes, A. O., Buta, B. O., & Nunes, R. R. (2019). Relação entre Demanda Judicial e Força de Trabalho nas Justiças Estaduais no Brasil. Cadernos de Gestão Pública e Cidadania, 24(78), 1-14. Recuperado de https://doi.org/10.12660/cgpc.v24n78.72978

Gomes, A. O., & Freitas, M. M. (2017). Correlação entre demanda, quantidade de juízes e desempenho judicial em varas da Justiça Federal no Brasil. Direito GV, 13(2), 567-585. Recuperado de http://dx.doi.org/10.1590/2317-6172201722

Gomes, A. O, & Guimarães, T. A. (2013). Desempenho no Judiciário. Conceituação, estado da arte e agenda de pesquisa. Revista de Administração Pública, 47(2), 379-401. Recuperado de https://doi.org/10.1590/S0034-76122013000200005

Gomes, A. O., Guimaraes, T. A., & Akutsu, L. (2016). The Relationship between Judicial Staff and Court Performance: Evidence from Brazilian State Courts. International Journal for Court Administration, 8(1), 12-19. Recuperado de http://doi.org/10.18352/ijca.214

Gomide, A. A., Machado, R. A., & Albuquerque, P. M. (2019). Measuring State capacity in contemporary Brazil: is weberian bureaucracy a useful paradigm? In Proceedings of the 4º International Conference on Public Policy, Montreal, Canada.

Grajzl, P., & Silwal, S. (2020, março). Multi-court judging and judicial productivity in a career judiciary: evidence from Nepal. International Review of Law and Economics, 61, 105888. Recuperado de https://doi.org/10.1016/j.irle.2020.105888

Guimaraes, T. A., Gomes, A. O., & Guarido, E. R., Filho. (2018). Administration of justice: an emerging research field. RAUSP Management Journal, 53(3), 476-482. Recuperado de http://dx.doi.org/10.1108/RAUSP-04-2018-010

Han, Y., & Hong, S. (2019). The Impact of Accountability on Organizational Performance in the U.S. Federal Government: The Moderating Role of Autonomy. Review of Public Personnel Administration, 39(1), 3-23. Recuperado de https://doi.org/10.1177/0734371X16682816

Howlett, M., & Ramesh, M. (2016). Achilles’ heels of governance: Critical capacity deficits and their role in governance failures. Regulation & Governance, 10(4), 301-313. Recuperado de https://doi.org/10.1111/rego.12091

Jonski, K., & Mankowski, D. (2014). Is Sky The Limit? Revisiting ‘Exogenous Productivity of Judges’ Argument. International Journal for Court Administration, 6(2), 53-72. Recuperado de http://doi.org/10.18352/ijca.135

Kim, N., & Cho, W. (2014). Agencification and Performance: The Impact of Autonomy and Result-Control on the Performance of Executive Agencies in Korea. Public Performance & Management Review, 38(2), 214-233. Recuperado de https://doi.org/10.1080/15309576.2015.983826

Maggetti, M., & Verhoest, K. (2014). Unexplored aspects of bureaucratic autonomy: a state of the field and ways forward. International Review of Administrative Sciences, 80(2), 239-256. Recuperado de https://doi.org/10.1177/0020852314524680

Meade, A. W., Johnson, E. C., & Braddy, P. W. (2008). Power and Sensitivity of Alternative Fit Indices in Tests of Measurement Invariance. Journal of Applied Psychology, 93(3), 568-592. Recuperado de https://doi.org/10.1037/0021-9010.93.3.568

Oliveira, F. L., & Cunha, L. G. (2016). Medindo o acesso à Justiça Cível no Brasil. Opinião Pública, 22(2), 318-349. Recuperado de http://dx.doi.org/10.1590/1807-01912016222318

Overman, S., & van Thiel, S. (2016). Agencification and Public Sector Performance: a systematic comparison in 20 countries. Public Management Review, 18(4), 611-635. Recuperado de https://doi.org/10.1080/14719037.2015.1028973

Pasquali, L. (2010). Testes Referentes a Construto: teoria e modelo de construção. In L. Pasquali (Ed.), Instrumentação Psicológica: fundamentos e práticas (p. 165-198). Porto Alegre, RS: Artmed.

Pereira, A. K., Machado, R. A., Cavalcante, P. C., Gomide, A. Á., Bersch, K., Magalhães, A. G., ... Pires, R. R. (2019). Qualidade do Governo e Capacidades Estatais: resultados do survey sobre Governança aplicado no Brasil. Brasília, DF: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

Pollitt, C., & Bouckaert, G. (2017). Public Management Reform: a comparative analysis into the age of auterity. Oxford, UK: Oxford University Press.

Rainey, H. G., & Steinbauer, P. (1999). Galloping Elephants: Developing Elements of a Theory of Effective Government Organizations. Journal of Public Administration Research and Theory, 9(1), 1-32. Recuperado de http://www.jstor.org/stable/1181850

Schillemans, T. (2010). Redundant Accountability: The Joint Impact of Horizontal and Vertical Accountability on Autonomous Agencies. Public Administration Quarterly, 34(3), 300-337. Recuperado de http://dx.doi.org/10.2307/41288351

Schillemans, T., Overman, S., Fawcett, P., Flinders, M., Fredriksson, M., Laegreid, P., … Wood, M. (2021, julho). Understanding Felt Accountability: The institutional antecedents of the felt accountability of agency-CEO's to central government. Governance, 34(3), 893-916. Recuperado de https://doi.org/10.1111/gove.12547

Silver, R. S. (1993). Conditions of Autonomous Action and Performance: a study of the Fonds d'Action Sociale. Administration & Society, 24(4), 487-511. Recuperado de https://doi.org/10.1177/009539979302400404

Sweet, A. S., & Thatcher, M. (2002). Theory and Practice of Delegation to NonMajoritarian Institutions. West European Politics, 25(1), 1-22. Recuperado de https://doi.org/10.1080/713601583

Tabachnick, B. G., & Fidell, L. S. (2013). Using Multivariate Statistics. Upper Saddle River, NJ: Pearson Education.

Talbot, C. (2010). Theories of Performance: organizational and service improvement in the public domain. Oxford, UK: Oxford University Press.

Tomic, S. (2018, setembro). Legal independence vs. leaders' reputation: exploring drivers of ethics commissions' conduct in new democracies. Public Administration, 96(3), 544-560. Recuperado de https://doi.org/10.1111/padm.12411

van Thiel, S., & Yesilkagit, K. (2011). Good Neighbours or Distant Friends? Public Management Review, 13(6), 783-802. Recuperado de https://doi.org/10.1080/14719037.2010.539111

Verhoest, K., & Wynen, J. (2016). Why Do Autonomous Public Agencies Use Performance Management Techniques? Revisiting the Role of Basic Organizational Characteristics. International Public Management Journal, 21(4), 619-649. Recuperado de https://doi.org/10.1080/10967494.2016.1199448

Vining, A. R., Laurin, C., & Weimer, D. (2015). The longer-run performance effects of agencification: theory and evidence from Québec agencies. Journal of Public Policy, 35(2), 193-222. Recuperado de http://www.jstor.org/stable/43864141

Wu, X., Ramesh, M., & Howlet, M. (2015). Policy Capacity: a conceptual framework for understanding policy competences and capabilities. Policy and Society, 34(3-4), 165-171. Recuperado de https://doi.org/10.1016/j.polsoc.2015.09.001

Yamamoto, K. (2006, fevereiro). Performance of Semi-autonomous Public Bodies: Linkage Between Autonomy and Performance in Japanese Agencies. Public Administration and Development, 26(1), 35-44. Recuperado de http://dx.doi.org/10.1002/pad.369

Yeung, L. (2020). Measuring efficiency of Brazilian courts: one decade later. Revista de Direito Administrativo, 279(1), 111-134. Recuperado de http://dx.doi.org/10.12660/rda.v279.2020.81376

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>