Modelagem de Probabilidade de Churn

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Delane Botelho
Frederico Damian Tostes

Resumo

Clientes podem abandonar uma organização ainda que altos investimentos em prospecção e retenção sejam realizados, o que requer diagnóstico e compreensão. Este artigo objetiva modelar a probabilidade de clientes abandonarem o relacionamento com uma organização, fenômeno conhecido como churn, utilizando dados do histórico de relacionamento cliente/empresa, validar o modelo em uma segunda amostra e descrever as possíveis variáveis que influenciam o abandono/permanência do cliente. Utilizou-se o modelo de regressão logística em uma amostra de calibração de 70.000 clientes que possuíam cartão de crédito próprio de uma grande rede varejista. Dezesseis variáveis explicativas (14 características individuais e duas variáveis comportamentais) foram usadas e o modelo foi validado em uma amostra de 30.000 clientes, usando-se o teste de KS (Kolmogorov-Smirnov) e a curva ROC (Receiver Operating Characteristic), que demonstraram a boa adequação do modelo à amostra de validação. Implicações da pesquisa e sugestões para futuras investigações são discutidas à luz da gestão do relacionamento com o cliente.

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Como Citar
BOTELHO, D.; TOSTES, F. D. Modelagem de Probabilidade de Churn. RAE-Revista de Administração de Empresas, [S. l.], v. 50, n. 4, p. 396–410, 2010. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/31109. Acesso em: 3 jul. 2024.
Seção
Artigos