Teaching and learning production and operations management: the journey from identity crisis to a cross-disciplinary approach

Conteúdo do artigo principal

Thomaz Wood Júnior

Resumo

Este artigo tem suas raízes em algumas questões relacionadas à “forma” e ao “conteúdo” do que nós, professores, ensinamos na área de Administração da Produção e Operações. Inicialmente, descrevo a evolução histórica desse campo no Brasil. Em seguida, discuto a crise de identidade que o campo está sofrendo. Com o objetivo de apresentar respostas para essa situação, apresento seis propostas para o desenvolvimento e consolidação do campo. Finalmente, descrevo uma iniciativa prática, envolvendo uma disciplina específica da área, ensinada para alunos de pós-graduação. Essa iniciativa enfatiza a “dimensão do conteúdo” (de uma abordagem técnico-operacional para uma abordagem estratégico-gerencial) como também a “dimensão da forma” (do foco no ensino para o foco no aprendizado). O sucesso dessa experiência em curso confirma a coerência da agenda proposta e induz futuros aperfeiçoamentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
WOOD JÚNIOR, T. Teaching and learning production and operations management: the journey from identity crisis to a cross-disciplinary approach. RAE-Revista de Administração de Empresas, [S. l.], v. 41, n. 1, p. 67–75, 2001. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/37664. Acesso em: 30 jun. 2024.
Seção
Administração da produção e sistemas de informação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>